160

A inclusão de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo na Educação Pré-Escolar e no 1.º CEB turma A6-T1

Apresentação

Este curso decorre dos pressupostos inseridos no Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho, onde se estabelecem «os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos»; a mobilização de medidas universais, seletivas e/ou adicionais; que «Estas medidas são desenvolvidas tendo em conta os recursos e os serviços de apoio ao funcionamento da escola, os quais devem ser convocados pelos profissionais da escola, numa lógica de trabalho colaborativo e de corresponsabilização com os docentes de educação especial, em função das especificidades dos alunos» e a dinamização de Unidades para o Ensino Estruturado de Alunos com Espetro do Autismo enquanto recurso agregado ao CAA. Ao mesmo tempo, o número de alunos com PEA tem vindo a aumentar exponencialmente nos diferentes níveis de ensino, com especial enfoque para o ensino pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, trazendo novos desafios aos educadores e docentes. Sendo um espetro muito abrangente, onde os alunos apresentam, muitas vezes, dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação, cognição ou aprendizagem que exigem recursos especializados de apoio, torna-se impreterível dotar os educadores e docentes de conhecimentos e estratégias que lhes permitam fazer face a esses desafios.

Destinatários

100, 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 100, 110. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Dotar os educadores e docentes de conhecimentos mais aprofundados sobre a legislação em vigor, nomeadamente o Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho; - Dotar os educadores e docentes de conhecimentos mais aprofundados sobre a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA): características, necessidades e desafios; - Encontrar estratégias, práticas e metodologias que melhor se adaptem aos diferentes alunos com PEA; - Capacitar os educadores e docentes para o desempenho do seu papel junto de um aluno com PEA; - Partilhar boas práticas e experiências.

Conteúdos

- Enquadramento legal da Educação Inclusiva; - A Perturbação do Espetro do Autismo: * O que é? * O espetro; * Principais características, necessidades e desafios; - Recursos humanos, materiais e organizacionais a mobilizar; * Pessoal docente e não docente; * Técnicos Especializados; * As Unidades para o Ensino Estruturado de Alunos com Espetro do Autismo; * O Centro de Apoio à Aprendizagem; * Os Centros de Recursos para a Inclusão; * Instituições da Comunidade; * Serviços de Saúde; - Estratégias de Intervenção em Contexto Educativo; - A planificação, desenvolvimento e avaliação do aluno com PEA; * instrumentos, metodologias, contextos e critérios.

Metodologias

Apresentação do enquadramento legal da educação inclusiva. Análise e discussão de documentos orientadores e de casos particulares. Dinâmicas de grupo.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Participação nas sessões– dinâmica e qualidade das intervenções (30%); - Trabalho escrito individual (70%).

Bibliografia

Decreto-Lei 3/2008 de 7 de janeiro Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho Filipe, C. (2012). Autismo conceitos, Mitos e Preconceitos. Lisboa. Babel Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-V Norma nº 002/2019 de 23/04/2019 da DGS

Formador

Susana Isabel Ribeiro Moreira de Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-01-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 01-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 05-02-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 18:30 0:30 Presencial
4 05-02-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
5 08-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 15-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 19-02-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 22-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
9 26-02-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 29-01-2024
Fim: 26-02-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121026/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: CFIAP - Escola Secundária Adolfo Portela