PROJETO

Desenvolvimento Digital das Escolas

 

A Direção-Geral da Educação divulga o Estudo sobre a Implementação e Impacto dos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) desenvolvido pelo Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES), do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.

Com este Estudo, pretendeu-se analisar o potencial transformador do desenvolvimento tecnológico no sistema educativo e da aplicação transversal do digital nas escolas, a partir da implementação do PADDE, no que se refere às dimensões organizacional e pedagógica.

A informação obtida permite conhecer, em maior profundidade, como têm vindo a ser implementados os PADDE nos diversos AE/Ena de Portugal Continental e qual o impacto dos mesmos nos seus contextos.


A Direção-Geral da Educação (DGE) divulga o Relatório Final - Estudo de Avaliação do Efeito do “Projeto de Capacitação dos Docentes em Competências Digitais”, produzido pela Universidade de Aveiro (UA)


A European Schoolnet Academy divulgou o relatório Professional Development for Teachers in the Age of AI

Este documento vem clarificar alguns aspetos importantes relacionados com a integração da Inteligência Artificial (IA) ​​nas atividades de formação de professores, disponibilizando  informações úteis sobre os desafios e oportunidades que a IA nos coloca. O relatório inclui, ainda, recomendações de natureza prática para promover a inovação apoiada pela IA na política educacional na Europa, de modo a apoiar os docentes e a garantir que estão preparados para integrar a IA nas suas dinâmicas pedagógicas.

Aceda ao relatório em: https://bit.ly/3Vkp0pc


Regulamento dos Serviços Digitais (Digital Services ACT) O que é?

Para ajudar as crianças e jovens a compreender melhor os seus direitos online, foi publicada uma versão síntese do “Regulamento dos Serviços Digitais em síntese – Medidas para proteger as crianças e jovens online”.O Regulamento dos Serviços Digitais (Digital Services ACT) é uma legislação da União Europeia que estabelece regras para os serviços digitais, com o objetivo de criar um ambiente online mais seguro para todos os utilizadores, especialmente para as crianças e jovens. 
Destaque-se que esta regulamentação dos serviços digitais tem sido amplamente debatida e incluído os jovens europeus nesse debate. Um exemplo disso foi a conferência Safer Internet Forum 2023, que reuniu decisores políticos, investigadores, representantes da indústria, a rede dos Centros de Internet Segura, durante a qual a Comissão Europeia e a European SchoolNet promoveram diversas reuniões de trabalho e definiram um grupo de foco que inclui jovens de alguns países, no qual Portugal também está representado.


Referencial para a Inovação Pedagógica nas Escolas

2023-11-14

Foi publicado o referencial para a Inovação Pedagógica, produzido pelo Conselho Nacional de Educação, no âmbito da 2.ª Comissão Especializada Permanente "Inovação Pedagógica nas Escolas".

O documento pretende promover uma reflexão crítica sobre a educação e a inovação pedagógica nos contextos escolares, que sustente o desenvolvimento e a análise de iniciativas de inovação.

O referencial tem duas finalidades:

- Definir um quadro de referência para uma compreensão ampla da inovação pedagógica, tendo em consideração três dimensões: o seu sentido social, a sua orientação local e sistémica, e a sua orientação para os educandos e a aprendizagem

- Propor, a partir desse quadro de referência, um guião de apoio ao desenho e à análise de iniciativas de inovação pedagógica, podendo essas assumir configurações diversas.

https://www.cnedu.pt/content/noticias/CNE/Referencial_Inovacao_Pedagogica_siteCNE.pdf

 

Guia para o Bem-Estar num Mundo Digital | European Schoolnet

 

Girls in ICT

A ubbu vai assinalar, durante todo o mês de abril, a iniciativa Girls in ICT.

A ubbu, que conta com a parceria da Direção-Geral da Educação, vai disponibilizar um quiz aberto, destinado a crianças e jovens, com várias questões acerca de mulheres que se têm destacado na área das Tecnologias da Informação e Comunicação e Informática (TIC), para que possam conhecê-las melhor. Depois de responderem ao quiz, a etapa seguinte consiste na criação de um projeto (programando através de blocos) sobre a mulher mais inspiradora. Para tal, devem criar conta na ubbu (totalmente gratuita).

Girls in ICT Day é uma iniciativa internacional, criada pela União Internacional das Telecomunicações, com o objetivo de aumentar a consciencialização entre mulheres e raparigas sobre as oportunidades de carreiras em TIC. Este ano, através do tema proposto, "Liderança", pretende-se abordar estes desafios, incentivando a capacitação e o desenvolvimento da liderança das mulheres para um futuro mais equitativo nas STEM.

Esta iniciativa proporcionará, ainda, às alunas a oportunidade de visitarem algumas empresas tecnológicas, além dos encontros nas escolas com oradoras que abordarão a temática.


Campanha SeguraNet: “Aplicações Suportadas por IA”

"Aplicações suportadas por Inteligência Artificial (IA)” é o título da campanha que pretende sensibilizar para questões relacionadas com a Inteligência Artificial (IA).

Promovida pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e integrada na ação do Centro Internet Segura, esta  campanha é composta por uma brochura informativa, dirigida a pais e educadores, intitulada "O que Pais e Educadores precisam de saber sobre as Aplicações Suportadas por IA" e, ainda, por um conjunto de ilustrações com recomendações dirigidas aos alunos sobre as aplicações suportadas por IA, nomeadamente: “Conhece e respeita as orientações”, “Tolerância Zero com a Discriminação e Discurso de Ódio”, “Desenvolve as tuas Competências” e o “Equilíbrio no Tempo de Ecrã” (consulte a galeria com as ilustrações). Estes recursos pretendem ser mais um auxiliar com algumas recomendações, para uma utilização adequada das ferramentas de IA generativa, em contexto educativo.

À semelhança das campanhas de sensibilização anteriores, sugere-se que os diversos conteúdos sejam disseminados e abordados junto dos alunos, recomendando-se, ainda, a sua divulgação junto da comunidade educativa em geral, através dos diretores de turma ou outros docentes que contactam, de forma mais direta, com os pais e encarregados de educação. De notar que, devido à pertinência da temática, os conteúdos desta campanha poderão também ser do interesse das autarquias, das associações juvenis, entre outros.

Para mais informações sobre esta campanha SeguraNet, visite a página da iniciativa.


 

VII Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar

Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, em parceria com o Centro de Formação Intermunicipal Estarreja, Murtosa e Ovar (CFIEMO), a Câmara Municipal de Ovar e as escolas associadas ao Centro de Formação, organiza o VII Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar, no dia 4 de maio de 2024.

Com este encontro, pretende-se juntar professores, principalmente, do Pré-Escolar, 1.º e 2.º CEB, interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas da criatividade, programação, gamificação, narrativas digitais e animação com as TIC. Pretende-se, igualmente, criar um espaço de partilha e debate que permita um intercâmbio de ideias e experiências potenciadoras de novas práticas educativas.
 
VII PIC.TIC terá lugar na Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, sede do Agrupamento de Escolas de Ovar, em Ovar, será reconhecido e certificado enquanto ação de curta duração, com 6 horas, nos termos do disposto no Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio, relevando para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

A inscrição deverá ser feita até 24 de abril. O evento inclui acesso à conferência principal, participação em 3 workshops, disponibilização de materiais, 2 coffee breaks e almoço na cantina da escola, mediante reserva e pagamento de 8€  (pagamento por transferência bancária: IBAN para transferência Bancária PT50 0035 0573 00021131431 27. Registar nome completo e a referência PIC-TIC OVAR 2024. Enviar comprovativo da transferência para info@cfiemo.pt com conhecimento a contabilidade@aeovar.pt.)

O evento está limitado a um total de 120 inscrições, que devem ser feitas através de inscrição na plataforma do CFIEMO, em www.cfiemo.pt. Em caso de dúvida, contacte pelo email Info@cfiemo.pt.


2.ª Edição do MOOC – “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem"

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove a 2.ª edição do curso de formação online “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem", em formato MOOC (Massive Open Online Course), uma adaptação para o contexto nacional do curso Active Learning and Innovative Teaching in Flexible Learning Spaces, organizado e lançado em 2022 pela European Schoolnet Academy.

Este MOOC tem como principal objetivo apoiar as escolas portuguesas no processo de implementação de cenários de aprendizagem ativa, em ambientes dinâmicos com apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O curso é dirigido aos docentes de todos os grupos de recrutamento, dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, estando aberto a todos os interessados na temática. O curso é disponibilizado em língua portuguesa, é gratuito e a sua participação com aproveitamento permite a obtenção de um Certificado de Conclusão. Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). O curso tem início a 8 de abril de 2024 e termina a 24 de maio de 2024, correspondendo a um trabalho global de cerca de 16 horas. Inscrições e acesso ao curso: https://bit.ly/MOOC-AAEI.

Este MOOC é disponibilizado através da plataforma NAU. Se necessário, consulte o guião de entrada/registo na plataforma NAU. 


Workshops “Laboratórios de Educação Digital (LED)” - Ações de Formação de Curta Duração (AFCD)

No âmbito do projeto Laboratórios de Educação Digital (LED), a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Aurélio da Paz dos Reis, Vila Nova de Gaia, promove um conjunto de Workshops (AFCD), a realizar online, entre os meses de janeiro e maio de 2024.

Os 5 workshops temáticos, desenvolvidos na modalidade de AFCD, com a duração de 3 horas cada, visam a exploração de atividades de aprendizagem ativa com recurso às componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos três tipos de LED:

LED 1: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área STEM.

LED 2: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área Artes e Multimédia. 

LED 3: Equipamento comum + Área STEM + Área Artes e Multimédia.

Durante estes workshops, após uma breve apresentação sobre os propósitos dos LED, serão apresentados e explorados alguns exemplos práticos já implementados na sala de aula, com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED, que poderão contribuir para o desenvolvimento do currículo ou para a recuperação das aprendizagens nas diversas disciplinas /anos de escolaridade (2.º, 3.º ciclos e ensino secundário). 

No decorrer das atividades propostas, os formandos terão oportunidade de refletir sobre as possibilidades de integração dos diversos equipamentos dos LED nas suas práticas e de definir as estratégias mais ajustadas aos seu(s) contexto(s) educativo(s).

Destinatários: 

• Docentes de todos os grupos de recrutamento, dos 2.º/3.º ciclos e secundário dos AE/Ena que receberam Laboratórios de Educação Digital (LED)

Cronograma e inscrições:.

Workshop 1: Aprender com recurso à impressão 3D [23 de janeiro] 

Workshop 2: Comunicar com Artes e Multimédia [20 de fevereiro] 

Workshop 3: Investigar com o micro:bit [5 de março] 

Workshop 4: Explorar e programar com robôs [30 de abril] 

Workshop 5: Atividades STEM na sala de aula [14 de maio]

Visite a página Web dos LED  https://led.dge.medu.pt/

Vídeo de divulgação dos LED: https://bit.ly/Video-apresenta-LED

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Projeto MAIA: Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica

O Projeto MAIA constitui-se como um esforço concertado a nível nacional no sentido de desenvolver um processo que, em colaboração com os CFAE, com as direções dos Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas e com os docentes, crie condições para que a avaliação pedagógica seja integrada nos processos de desenvolvimento curricular e, desse modo, se articule com o ensino e com a aprendizagem.

Apoio à Implementação do Projeto MAIA:

Materiais relativos ao Encontro Nacional do Projeto MAIA - Figueira da Foz 2023

0.1 Texto de Apoio # Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica

0.2 Texto de Apoio # Critérios de Avaliação

0.3 Texto de Apoio # Práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino à distância

0.4 Texto de Apoio # Enquadramento da Aval. Pedag C Artísticos Especializados de Nível Sec e C. Profissionais

Texto de apoio 8 "A classificação ao serviço da melhoria das aprendizagens – contributos da investigação"

1. Folha # Avaliação Formativa

2. Folha # Avaliação Sumativa 

3. Folha # Feedback

4. Folha # Critérios_Avaliação

5. Folha # Rubricas

6. Folha # Participação dos Alunos nos Processos de Avaliação 

7. Folha # Diversificação dos Processos de Recolha de Informação - Fundamentos

8. Folha # Diversificação dos Processos de Recolha de Informação - Dois Exemplos

9. Folha # Avaliação Formativa Digital  

10. Folha # Avaliação Pedagógica Classificação e Notas - Perspetivas Contemporâneas 

11. Folha # Para uma Iniciação às Práticas de Classificação Através de Rubricas   

12. Folha # Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes

13. Folha # Para uma abordagem Pedagógica dos Testes

14. Folha # Critérios de Avaliação Questões de Operacionalização

Relatório Projeto MAIA 2019 - 2020

Relatório MAIA WEB - 2021 - FINAL