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Didática do Surf em contexto escolar. Da iniciação ao Desporto Escolar. turma A14

Apresentação

A prática de surf tem vindo a aumentar de uma forma impressionante nos últimos anos. O que une os surfistas em torno destas modalidades, transformando-as quase em culto, é o prazer proporcionado pelo deslizar em cima das ondas e o contacto com a Natureza. A Educação Física deverá não só proporcionar aos alunos tempo efectivo de actividade física, mas também (e principalmente) dar-lhes a conhecer a maior diversidade possível de modalidades desportivas, que lhes permita manterem-se activos fora do meio escolar. Além da oferta desportiva na Educação Física, tem-se verificado um aumento no número de Grupos Equipa de Surf no Desporto Escolar. Por outro lado, para os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Desporto, o conhecimento desta modalidade, permite alargar os horizontes de uma via profissional ligada ao Desporto. Esta ação visa dotar os docentes de Educação Física de meios e estratégias didáticas para o ensino do surf em condições de segurança.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.

Objetivos

Analisar condições meteorológicas favoráveis para a lecionação de uma aula de surf em segurança (tamanho, período e direcção da ondulação; intensidade e direcção do vento; maré, fase lunar). Escolher o local onde leccionar a aula em segurança (tipo de fundo, zona de entrada, zona de aula, zona de saída, correntes, agueiros) Escolher o material adequado para cada aluno (fato, prancha, acessórios de segurança) Identificar as técnicas básicas do surf, componentes críticas, erros mais comuns e correções. Domínio das técnicas de apoio ao aluno em contexto de aula de surf (modelo Federação Portuguesa de Surf e modelo Association of Surfing Instructors) Preparação física específica no surf em contexto de aula e/ou treino no desporto escolar.

Conteúdos

Formação das ondas. Segurança na praia. Contexto de prática (ondulação, marés, fases da lua, ventos, fundos, correntes, agueiros) Material de prática (como escolher o material adequado): fato, prancha, leash. Técnicas base do surf: componentes críticas, erros e correcçõe A aula de surf (como estruturar) Aprendizagem do surf (aquecimento, entrar na água, remar, passar a rebentação, take-off, stand-up, sair da onda) A preparação física no surf (especificidade no treino) - treino funcional em piscina (técnica de remada, capacidades físicas, apneia) e treino na praia. Exercícios de treino funcional em contexto de aula de Educação Física (em pavilhão).

Metodologias

Presencial: 3h Parte teórica 3h treino funcional em piscina (técnica de remada, capacidades físicas, apneia) 5h didática do surf (sessão na Praia da Barra) 5h didática do surf (sessão na Praia da Barra) 5h didática do surf e modelo de competição em contexto de Desporto Escolar (sessão na Praia da Barra) 4h avaliação dos formandos

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: A avaliação irá contemplar as seguintes percentagens: - Participação: 30% - Trabalho final de ação: 70% (o trabalho deverá conter: capa identificativa com a fotografia de rosto do formando, elaboração de um circuito de treino funcional direcionado ao surf que contemple 5 exercícios aplicados no pavilhão e 5 exercícios aplicados na piscina).

Bibliografia

Academy of Surfing Instructors (2013) Surfing instructor training manual level 1.Brockelt, T (2009) Aspectos físicos e técnicos relacionados à prática e ao treinamento do surfe. Monografia. Universidade Federal do Paraná. Brasil.Couto, C (2012) A preparação física no surf. Treino funcional e treino em piscina. Prime Books.Federação Portuguesa de Surf (2006) Manual de apoio do 22º curso de treinadores de surf e bodyboard nível 1.Moreira, M (2009) Surf: da ciência à prática. Faculdade de Motricidade Humana edições.

Formador

Carlos Eduardo Barbosa Morais Couto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-03-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 09-03-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
3 16-03-2024 (Sábado) 09:00 - 14:00 5:00 Presencial
4 23-03-2024 (Sábado) 09:00 - 14:00 5:00 Presencial
5 28-03-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 14:00 5:00 Presencial
6 12-04-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 08-03-2024
Fim: 12-04-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122039/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Básica e Secundária de Anadia