A arte como estratégia didática: da arte nacional para a arte regional turma A10
Apresentação
O conhecimento aprofundado do património artístico local/regional mostra-se relevante para a formação dos docentes que pretendam desenvolver práticas de ensino contextualizadas e socialmente integradoras, tendo em conta os perfis dos alunos (nomeadamente nos Princípios Aprendizagem, Sustentabilidade e Saber) e uma educação holística, promovendo especialmente as áreas de competência Linguagens e textos, Informação e comunicação, Pensamento crítico e pensamento criativo, Saber científico, técnico e tecnológico, e Sensibilidade estética e artística. Esta ação, destinada a professores de todo o país, procura constituir-se como um espaço de aprendizagem e partilha de saberes sobre aspetos teóricos, técnicos e culturais de diferentes épocas artísticas (conteúdos integrados nos programas das áreas de História e das Artes Visuais, do 2º ciclo ao ensino secundário), desde a arte do Paleolítico até à arte contemporânea, incluindo a arte do espaço virtual. Procura, igualmente, cruzar conhecimentos de diferentes áreas disciplinares numa perspetiva de articulação de saberes e interdisciplinaridade. A diversidade de exemplos patrimoniais regionais/locais de diferentes épocas artísticas permitirá à comunidade escolar explorar e descobrir o seu meio ambiente integrando-o nos currículos programáticos das áreas da História e das Artes Visuais e articulando-o com os exemplos patrimoniais nacionais e internacionais.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 200, 240, 400 e 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 200, 240, 400 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 200, 240, 400 e 600.
Objetivos
- Compreender a emergência e o desenvolvimento do conhecimento da história da cultura e da história da arte. - Reconhecer a originalidade da arte portuguesa e da arte realizada em território nacional. - Relacionar as produções de diferentes épocas artísticas portuguesas com as produções internacionais. - Identificar exemplos artísticos nas regiões de influência das áreas escolares, suas especificidades e diversidades. - Integrar e articular a história, a cultura, a arte e o património regional e local com os programas disciplinares. - Promover a arte e o património regional/local como recurso pedagógico das aprendizagens essenciais.
Conteúdos
- Cultura e arte nos programas disciplinares das áreas da história e das artes visuais; - A arte antes de Portugal: da arte pré-histórica aos vestígios visigóticos, moçárabes e muçulmanos; - A arte após a formação de Portugal: arte medieval, renascentista, barroca, neoclássica e romântica; - A arte pós século XX em Portugal: de há cem anos até aos nossos dias; - História, memória, cultura, património e arte: da síntese nacional para a analítica regional; - Arte internacional, arte nacional e arte regional/local; - A interpretação dos artistas locais e regionais na produção da arte regional/local; - A arte como recurso pedagógico: da educação pela arte à educação artística; - Articulação de aprendizagens essenciais de diferentes épocas artísticas entre as áreas disciplinares de História e de Artes Visuais.
Metodologias
As sessões de formação terão caráter teórico e também prático, sendo mais prático nas sessões presenciais de visitas a locais patrimoniais e artísticos. As outras sessões revestir-se-ão de caráter teórico/prático, pois serão explorados um conjunto de conceitos e competências de forma a desenvolvover-se os conteúdos acima elencados, através de atividades práticas. As apresentações e os materiais fornecidos pelo formador serão complementadas por pequenos trabalhos de pesquisa dos formandos (p. ex. sobre uma obra, um artista ou um autor de caráter internacional ou nacional em Portugal), seguindo-se debates plenários, aprofundando e relacionando aspetos de integração social, económica, política e cultural e aspetos estéticos, artísticos e técnicos. As obras com caraterísticas internacionais ou nacionais serão confrontadas com obras da mesma época estilística, mas de raiz regional ou local. Com estas obras regionais ou locais procurar-se-á centralizá-las como recurso pedagógico e estratégia metodológica para exploração e proficiência do ensino para a aprendizagem de conteúdos programáticos, de acordo com as aprendizagens essenciais
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Empenho e participação nas sessões; - Trabalho individual escrito ou - Trabalho de pares ou grupo escrito com a individualização marcada da parte de cada formando
Bibliografia
MAGALHÃES, Fernando, COSTA, Luciana Ferreira da, HERNÁNDEZ, Francisca Hernández e CURCINO, Alan (Coord.) - Museologia e patrmónio. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria; 2019. REIS, António (Coord.) - Retrato de Portugal. Factos e acontecimentos. Rio de Mouro: Edicão conjunta do Instituto Camões, Círculo de Leitores e Temas & Debates; 2007MAGALHÃES, Fernando, COSTA, Luciana Ferreira da, HERNÁNDEZ, Francisca Hernández e CURCINO, Alan (Coord.) - Museologia e patrmónio. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria; 2019. REIS, António (Coord.) - Retrato de Portugal. Factos e acontecimentos. Rio de Mouro: Edicão conjunta do Instituto Camões, Círculo de Leitores e Temas & Debates; 2007READ, Herbert - Educação pela arte. Lisboa: Edições 70; 2007PEREIRA, Paulo - Arte portuguesa. História essencial. Maia: Círculo de Leitores e Temas & Debates; 2011PEREIRA, José Carlos - O valor da arte. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos; 2016.
Formador
António José Leandro Costa Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 17:00 | 2:00 | Presencial |
4 | 22-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 24-04-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 17:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 27-05-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 29-05-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 17:00 | 2:00 | Presencial |
9 | 03-06-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |