Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica turma T1
Apresentação
O Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica do CFIAP considerou fundamental concretizar um dispositivo de formação orientado especificamente para os avaliadores externos, atendendo à importância que a componente externa assume no modelo da avaliação do desempenho docente (ADD), enformado pelo Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Melhorar a qualificação dos avaliadores externos no âmbito do processo de avaliação externa do desempenho docente; 2. Proporcionar uma leitura reflexiva do quadro normativo da ADD; 3. Desenvolver competências na observação de aulas, designadamente no âmbito da aplicação de instrumentos de registo e utilização dos parâmetros nacionais de avaliação externa.
Conteúdos
1. Quadro normativo da ADD; 2. A componente externa da ADD: orientações e procedimentos; 3. Instrumentos de apoio: guião de observação, parâmetros e níveis de desempenho; 4. Competências do avaliador externo.
Formador
Hermínia dos Santos Paiva Loureiro Viegas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-01-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |