Práticas de Organização e Gestão do Currículo e da Aprendizagem para uma Educação Inclusiva turma T1
Apresentação
Tendo por base o enquadramento legal vigente e os princípios de uma escola inclusiva, é essencial refletir sobre diversos modos de flexibilização curricular e práticas de organização e gestão curricular.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Identificar diferentes modos de flexibilização curricular e estratégica. 2. Analisar medidas preventivas conducentes ao desenvolvimento de competências previstas no PASEO. 3. Partilhar estratégias de ação pedagógica.
Conteúdos
1. Enquadramento legal – Decreto-Lei 54/ 2018, de 6 de julho. 2. Abordagens flexíveis e individualizadas, promotoras do sucesso educativo. 3. Diversas formas de concretização e implementação de medidas educativas para um público-alvo heterogéneo.
Formador
Gorete Cristina Marques Ribeiro
Maria Manuela Estima Lopes dos Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-01-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |