180

Diferenciação Pedagógica no contexto da Educação Inclusiva turma AFCD - 24 - 4

Apresentação

Numa escola cada vez mais plural e multicultural são evidentes os desafios a uma educação com qualidade de, para e com todos. A diversidade de alunos, ao dos nível dos interesses, dos ritmos de aprendizagem, dos backgrounds culturais e educacionais (e.g., Ferreira, 2017; Feyfant, 2016; Tomlinson, 2017) encontra-se na ordem do dia. Por isso, é fundamental responder, com eficácia, a essa diversidade, numa lógica de ‘não deixar ninguém para trás’ (Civitillo et al., 2016; Dixon et al., 2015; Tomlinson et al., 2003). Neste sentido, é necessário garantir que todos os alunos têm as mesmas oportunidades de aprendizagem e que progridem em termos académicos, pessoais e sociais. Ora, isso requer dos professores identificar e remover as barreiras à educação de todos (Booth & Ainscow, 2002; Slee, 2018) e desenvolver estratégias de ensino que possam atender a todos os alunos (Ainscow, 2020; Moosa & Shareefa, 2019), recorrendo a um conjunto variado de métodos e disponibilizando um conjunto diverso de apoios que, de forma harmoniosa, desafiem os alunos e, simultaneamente, lhes permitam ser bem-sucedidos (Lawrence-Brown, 2004). A diferenciação pedagógica tem sido apontada, como uma abordagem promissora ao ensino para responder à diversidade de alunos, assegurando uma educação inclusiva (e.g., Jarvis et al., 2017; Prud’homme et al., 2016). A investigação aponta claramente evidências positivas (e.g., Bondie et al., 2019; Tomlinson, 2014, 2017), da sua utilização. Assim, com esta ação de curta duração temos como objetivo principal promover uma reflexão sobre crenças e práticas suportada em evidências científicas que demonstram que a para uma escola inclusiva, um dos caminhos será, sem dúvida, a diferenciação pedagógica.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Analisar o modelo de diferenciação pedagógica de Tomlinson; - Refletir sobre as potencialidades e barreiras à diferenciação pedagógica; - Identificar a mudança educacional: crenças e práticas.

Conteúdos

- Diferenciação pedagógica no contexto da educação inclusiva; - Modelo de diferenciação pedagógica de Tomlinson; - Potencialidades da diferenciação pedagógica; - Barreiras à diferenciação pedagógica; - Mudança educacional: crenças e práticas.

Formador

Rosália Maria da Rocha Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-02-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 27-02-2024
Fim: 27-02-2024
Acreditação: AFCD 13_23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas de Águeda