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Gestão de conflitos em contexto de sala de aula turma AFCD 14_ T1

Apresentação

A indisciplina nas escolas e, em particular, nas salas de aula, constitui uma questão complexa que não se reduz a um problema técnico e/ou científico. Na verdade, dado que a disciplina/indisciplina se estrutura em torno da organização do poder num determinado espaço público, constitui antes de mais um problema político e educacional de relevo (Lopes & Oliveira, 2017). Independentemente da ideia genérica de que é necessário um determinado grau de disciplina para alcançar os objetivos que a escola se propõe, quer os objetivos, quer o grau de conformidade que se exige aos alunos, quer a forma de articular os objetivos com o grau de conformidade, estão sujeitos a interpretações políticas e ideológicas que perpassam (e dividem) todas as sociedades. Estas diferentes interpretações estão muito claramente presentes na divisão clássica entre formas de gestão de salas de aulas (ou de escolas) em que o poder está mais centrado no professor (teacher-centered perspectives) versus salas de aula em que o poder é partilhado com os alunos (student-centered perspectives) (Ding, Li, Li, & Kulm, 2010, Rahimi & Karkami, 2015).

Destinatários

Educadores e Professores das Escolas Associadas ao CFIAP

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores e Professores das Escolas Associadas ao CFIAP. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Perceber o impacto da indisciplina na vida das escolas; - Conhecer a percepção de professores acerca da indisciplina; - Conhecer formas de intervenção eficazes na indisciplina.

Conteúdos

- Conceito de indisciplina; - Determinantes pessoais e organizacionais de percepção de indisciplina em sala de aula; - Dados relativos à percepção de indisciplina em sala de aula; - Estratégias preventivas da indisciplina; - Estratégias remediativas da indisciplina.

Observações

Formador: Professor Doutor João Lopes - Universidade do Minho

Formador

João Arménio Lamego Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-02-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 29-02-2024
Fim: 29-02-2024
Acreditação: AFCD 14_23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul