Domínios de Autonomia Curricular – potencialidades e desafios no ensino profissional turma AFCD 15_T1

Apresentação

O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho define os Domínios de Autonomia Curricular (DAC), como uma opção curricular de escola potencializadora do trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular desenvolvido a partir da matriz curricular -base de uma oferta educativa e formativa, tendo por referência os documentos curriculares. A portaria 235-A/2018, de 23 de agosto que regulamenta os cursos profissionais de nível secundário de dupla certificação, escolar e profissional, aponta no artigo 9.º aspetos orientadores da operacionalização dos DAC nesta oferta educativa. Neste contexto e, considerando que os DAC são a opção pedagógica que melhor contribui para o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, considera-se importante o desenvolvimento de uma ação que permita a capacitação dos docentes para a planificação e operacionalização de atividades de articulação curricular e de trabalho interdisciplinar.

Destinatários

Professores do ensino profissional do AE de Sever do Vouga

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do ensino profissional do AE de Sever do Vouga. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Conhecer o enquadramento dos DAC nos referenciais da política educativa; Compreender processos de conceção, operacionalização e avaliação dos DAC; Promover o trabalho colaborativo entre docentes para o desenvolvimento dos DAC; Promover a reflexão crítica sobre exemplos de articulação interdisciplinar entre disciplinas dos cursos profissionais.

Conteúdos

Flexibilização pedagógica e curricular Domínios de autonomia curricular – intencionalidade pedagógica, planeamento, operacionalização e avaliação. Trabalho colaborativo entre professores.

Observações

Formador: Teresa Vigário; Professor convidado: Luísa Flores

Formador

Teresa Manuela Moreira Gonçalves Coelho Vigário

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-02-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 09-02-2024
Fim: 09-02-2024
Acreditação: AFCD 15_23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga