185

“Aprender é Natural” – Estudos e práticas em redor das artes, educação e natureza turma AFCD - 17- T1

Apresentação

O mundo em redor está a pedir-nos uma relação de integração e cumplicidade com os elementos da natureza e estar no seu seio poderia ser a “coisa mais natural”. Acontece que temos vindo a “proteger-nos” dos elementos naturais tais como a terra, a chuva e o vento, encontrando eventualmente outras alternativas de ensino-aprendizagem mais viradas para soluções assépticas. Por outro lado, assumir que os materiais que utilizamos em contexto pedagógico, e no desenvolvimento da criatividade através de propostas ditas “artísticas”, deve ser pensado à luz de uma realidade de perecimento ligada à fenitude de recursos, vem colocar-nos noutra atitude de criatividade na ação. Apresentar estas ideias em forma de performance pode acrescentar formatos de ensino surpreendentes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Apresentar o resultado de uma investigação em redor dos temas: Arte, Educação e Natureza. Identificar características de famílias de espécies que existem na natureza que revelam paridades com o ser humano. Sensibilizar para a relevância de uma equidade de importâncias entre os seres. Experimentar práticas de desenvolvimento da criatividade sem desperdício. Aplicar o pensamento artístico em todas as soluções. Partilhar estas temáticas de estudo e curiosidade num formato performativo. Contribuir para o desenvolvimento de competências/ferramentas na área do ambiente e sustentabilidade Promover a consciência ambiental

Conteúdos

Conceitos de Ciências Ambientais para sustentar e alinhar uma prática de ensino aprendizagem. Sinergias comuns aos elementos naturais, compreensão dessas relações e possíveis modelos de inspiração para a nossa vida. Perguntas: - Será a admiração que podemos ter pelos processos naturais, eventualmente potenciadora de uma atitude de defesa desse espaço/natureza que nos rodeia? - Como é que as dinâmicas de movimento características dos elementos: os ciclos, as estações a transformação, a perenidade, a exposição aos elementos, a procura da luz, poderão ter uma conexão com os corpos humanos, seus pares no desenvolvimento e geração de vida. Práticas de criatividade aplicadas em atividades que cruzam Educação e relação com os elementos naturais e a sua relevância no momento atual. Metodologias performativas na exposição de ideias e conceitos ligados ao ensino-aprendizagem.

Formador

Maria Margarida Almeida Coelho Mestre

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-02-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 24-02-2024
Fim: 24-02-2024
Acreditação: AFCD -17- 23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Café Concerto do Parque Municipal de Alta Vila