Aprendizagens essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário e os modelos matemáticos aplicados à cidadania. turma AFCD 19_T1

Apresentação

Os modelos matemáticos aplicados à cidadania: eleições, partilha equilibrada e finanças, são novos temas na abordagem às competências essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário, por esse motivo será benéfico para todos os professores fazer uma exploração destes temas, debatendo-os e refletindo sobre os mesmos para assim planificar convenientemente a sua abordagem em sala de aula.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Dotar os docentes com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino, dos modelos matemáticos aplicados à cidadania, orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A); - Potenciar a reflexão sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), no que se refere aos modelos matemáticos aplicados à cidadania.

Conteúdos

1. Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE. 2. Ideias inovadoras do Currículo: • Matemática para a Cidadania; • Pensamento Computacional; • Matemática para todos. 3. Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais: • Resolução de problemas, modelação e conexões • Raciocínio dedutivo e lógica matemática • Recurso sistemático à tecnologia • Práticas enriquecedoras e criatividade • Organização do trabalho dos alunos • Comunicação matemática • Avaliação para a aprendizagem .4. Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: • Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; •Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; • Recurso à folha de cálculo, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones e à calculadora gráfica, bem como a outros equipamentos e materiais; •Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas.

Formador

Sylvie Lopes Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-03-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 12-04-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 15-03-2024
Fim: 12-04-2024
Acreditação: AFCD - 19 - 23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: CFIAP - Escola Secundária Adolfo Portela