Práticas educativas inclusivas para crianças e adolescentes com perturbações do neurodesenvolvimento turma AFCD_21

Apresentação

A adoção de práticas educativas inclusivas, e especificamente de crianças e adolescentes com perturbações do neurodesenvolvimento, é uma temática de elevada relevância dada a heterogeneidade da população escolar e deve contemplar a perspetiva dos principais intervenientes, professores, técnicos e alunos. Assim, de acordo com o manual para garantir a inclusão e a equidade na educação da UNESCO (2019), as crianças com deficiência estão entre os grupos mais marginalizados e excluídos, nomeadamente no acesso a educação de qualidade. Conforme explicitado no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da sua participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa, urge aumentar a formação dos professores com o sentido de conhecer a realidade de estudantes com perturbações do neurodesenvolvimento, as suas caraterísticas e necessidades de forma a identificar e remover barreiras à educação inclusiva.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Com esta formação pretende-se abordar as principais perturbações do neurodesenvolvimento em crianças e adolescentes, como por exemplo a perturbação do espetro do autismo e a perturbação de hiperatividade e défice de atenção. Será feita uma caracterização das perturbações (características, etiologia, prevalência), assim como serão abordados sinais de risco e orientações práticas que visam melhorar a sua integração na sala de aula. De forma mais ampla, e no sentido de fomentar a inclusão em sala de aula, serão exploradas estratégias de ensino e aprendizagem ativas potencialmente promotoras de uma aprendizagem mais personalizada e capaz de acomodar diferentes estilos de aprendizagem.

Conteúdos

1. Perturbações do neurodesenvolvimento a. Características b. Etiologia e patofisiologia c. Prevalência 2. Sinais de risco na adaptação ao contexto escolar 3. Orientações práticas que visam melhorar a sua integração na sala de aula 4. Estratégias de ensino e aprendizagem ativas e promotoras de inclusão

Formador

Sandra da Conceição Ribeiro de Carvalho

Vânia Carlos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-04-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 17-04-2024
Fim: 17-04-2024
Acreditação: AFCD - 21_23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga