Gamers4Nature – Promover a consciência ambiental através da criação de jogos digitais turma AFCD - 29
Apresentação
As atividades que colocam os alunos como criadores de jogos surgem como um desafio a explorar no campo da educação, pois oferecem um leque de oportunidades para experienciar conteúdos de forma mais profunda e significativa. A presente ação de curta duração visa proporcionar aos professores Erasmus que visitam a Escola de Valongo um primeiro contacto com o projeto Gamers4Nature da Universidade de Aveiro que visa elaborar e implementar estratégias capazes de incentivar a participação ativa de públicos jovens na criação de jogos para dispositivos móveis, como forma de promover uma mudança de comportamento e consciencialização em relação ao meio ambiente. As atividades de construção de jogos fomentam o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico dos alunos e permitem a consciencialização e a aprendizagem pela prática de conceitos científicos durante o processo de conceção do jogo e, ainda, ficam mais interessados nos assuntos e compreendem melhor o valor do que aprendem.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Distinguir aprendizagem baseada em jogos, gamificação e atividades de criação de jogos; 2. Conhecer as vantagens e os desafios das atividades de criação de jogos 3. Conhecer e explorar métodos, estratégias e ferramentas que suportem o processo de criação de narrativas de jogos digitais;
Conteúdos
1. Apresentação do projeto Gamers4Nature: • Contextualização teórica sobre aprendizagem baseada em jogos, gamificação e atividades de criação de jogos; • Discussão sobre as vantagens e os desafios das atividades de criação de jogos. • A toolkit Gamers4Nature 2. Workshop prático: • Exploração da toolkit Gamers4Nature • Atividade prática de construção de uma narrativa de jogo tendo por base a toolkit do Gamers4Nature sobre microplásticos.
Formador
Mónica Aresta
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-05-2024 (Quinta-feira) | 09:30 - 13:30 | 4:00 | Presencial |