1.º Encontro CFIAP - Promoção do trabalho em rede entre escolas: um caminho com sustentabilidade pedagógica turma AFCD 29
Apresentação
A publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, veio desencadear mudanças significativas ao nível da política educativa consubstanciadas na operacionalização do currículo e formas de implementar o processo de ensino – aprendizagem – avaliação pedagógica. Nesse sentido as escolas sentiram a necessidade de se (re)organizarem e (re)pensarem internamente acerca dos processos pedagógicos e metodologias de trabalho que privilegiavam, bem como sobre o modus operandi e conceções em torno da tríade ensino, aprendizagem e avaliação. Muito trabalho foi desenvolvido e colocado em uso em cada agrupamento, tendo em vista a promoção de um processo de ensino e de aprendizagem, desafiante, rigoroso, apelativo onde as metodologias ativas e digitais de aprendizagem e a diversidade de dinâmicas pedagógicas dizem presente! Assim, neste contexto de mudança e de aprendizagem, os agrupamentos de escolas afetos ao CFIAP têm feito o seu caminho e construído de forma participada e interventiva os seus documentos estruturantes, alicerçados em processos metodológicos facilitadores da aprendizagem de todos os alunos e consentâneos com as políticas educativas vigentes. Com esta ACD, pretende-se criar um espaço de apresentação e partilha de boas práticas, alicerçado no trabalho de qualidade que se desenvolve em cada uma das escolas do CFIAP. Estamos convictos que a diversidade e complementaridade de práticas e processos formativos e organizacionais implementados em cada unidade orgânica se constituirá como uma fonte de aprendizagem profissional para todos os presentes e será o início de um caminho de trabalho em rede e dialógico rumo a uma escola em permanente aprendizagem e formação. Fica o desafio!
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio das metodologias ativas e digitais de aprendizagem que concorram para a implementação das orientações constantes nos documentos legais; • Potenciar/fomentar a criação de dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a gestão flexível e contextualizada do currículo, integrando práticas de ensino e de aprendizagem centradas no aluno e orientadas para as áreas de competências do PASEO; • Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo em torno da análise interpretativa e modus operandi de cada escola alocada ao CFIAP; • Percecionar e diversificar metodologias de trabalho apelativas, inovadoras e centradas nos alunos em contexto de sala de aula; • Implementar práticas de formação interna que concorram para o desenvolvimento profissional e que confiram competências aos professores para lidar com a mudança e a inovação no âmbito do ensino – aprendizagem – avaliação pedagógica.
Conteúdos
• Metodologias ativas e digitais de aprendizagem: propósitos, fundamentos e modus de acompanhamento, monitorização e avaliação; • Contextualização, exploração e uso das tecnologias para melhorar o acesso à informação e potenciar a aprendizagem dos alunos: como fazer? Porque fazer?; • Revisitar e inferir em torno de conceitos alocados às metodologias ativas de aprendizagem a partir de exemplos concretos apresentados por dada escola; • Percecionar e refletir em torno da importância das dinâmicas pedagógicas e do seu impacto no processo de inclusão e aprendizagem dos alunos: conhecer para agir! • Conhecer e refletir em torno das metodologias de trabalho privilegiadas por cada escola do CFIAP alicerçadas nas dinâmicas pedagógicas: partilhar, refletir e analisar o seu impacto em termos organizacionais e pedagógicos; • Apresentação de materiais, processos e estratégias que concorram para a promoção de um ensino de qualidade e qualificante onde o aluno é o epicentro do processo de ensino – aprendizagem – avaliação pedagógica.
Formador
Paula Gracinda Arnaud Monteiro Dias
Ana Raquel S C Carvalho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-07-2024 (Quinta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-07-2024 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |