Inclusão da Diabetes tipo I na Escola turma 2
Apresentação
• DM como Prioridades em Saúde Pública; • Os modernos regimes de insulinoterapia são complexos e desafiantes tanto para comunidade docente e não docente, e para as próprias crianças e jovens; • As crianças e jovens precisam de suporte por parte dos educadores, docentes e não docentes para lidar com o DM1; • Um pobre controlo glicémico está associado a complicações agudas e crónicas; • Um pobre controlo glicémico afetar negativamente o desempenho escolar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Criar um ambiente escolar mais inclusivo e seguro para estudantes com Diabetes tipo 1; • Evitar complicações agudas do Diabetes tipo 1 em ambiente escolar; • Contribuir para literacia da comunidade Educativa em Diabetes tipo 1; • Evitar o absentismo de alunos com DM1 devido a patologia; • Evitar que o aluno com DM1 tenha alteração negativa na performance escolar devido a patologia;
Conteúdos
• Diabetes: conceitos fundamentais; • A Alimentação e a Diabetes: A Contagem rigorosa dos hidratos de carbono na Escola; • Insulinas e Insulinoterapia em ambiente escolar; • A Diabetes e o Exercício físico; • Complicações agudas da DM1: hipoglicemia e hiperglicemia - o que é, sintomas e características, e o que fazer; • A Diabetes e a Escola.
Formador
Ilka Martins Rosa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-06-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |