Alergia Alimentar em Ambiente Escolar turma 1

Apresentação

As alergias alimentares (AA) atingem cerca de 5% das crianças e jovens em idade escolar, com um conjunto de sintomas, em caso de contacto ou ingestão inadvertida do alergénio, de gravidade crescente, que pode atingir a anafilaxia com risco de vida para a criança ou jovem (DGS, 2022). Por ser um local onde as crianças passam grande parte do seu tempo, a possibilidade de ocorrerem episódios de alergia alimentar é considerável no ambiente escolar. Assim, a escola é um local onde é necessário aplicar um conjunto de procedimentos e normas de forma a assegurar a prevenção de episódios de AA (DGS, 2022). Neste sentido, revela-se de extrema importância que os procedimentos, preventivos e de atuação emergente, estejam bem disseminados por toda a estrutura escolar.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Capacitar os profissionais das Equipas de Saúde Escolar da ULS RA a dar formação à comunidade escolar (direção, pessoal docente, pessoal não docente) para a realização de procedimentos, preventivos e de atuação emergente em situações de alergias alimentares.  Atualizar e capacitar os profissionais de Saúde Escolar na gestão e acompanhamento de alunos com Alergia Alimentar.  Capacitar a equipa de Saúde Escolar a estabelecer canais eficientes de comunicação entre a escola, as famílias e os profissionais de saúde.  Capacitar os profissionais de Saúde Escolar a preparar um Plano de Saúde Individual para crianças e jovens com Alergia Alimentar.  Estabelecer procedimentos claros para situações de emergência relacionadas com a Alergia Alimentar (Reconhecer e saber como agir alergia alimentar grave /anafilaxia).

Conteúdos

Conceitos fundamentais em alergia  Imunologia  Anafilaxia e Adrenalina  Como aplicar a adrenalina  Intolerância alimentar  Intoxicação alimentar Rua Joaquim Valente de Almeida 3750-154 Águeda Telefone: 234 604 761 Fax: 234 621 451 E-mail: cfiap@esap.edu.pt  Doença Celíaca  AA em ambiente Escolar

Formador

Ilka Martins Rosa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-06-2024 (Sexta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 21-06-2024
Fim: 21-06-2024
Acreditação: AFCD- 30-23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga