Compreender o funcionamento de um Processo de Promoção e Proteção turma AFCD1 - 24/25

Apresentação

Compreender o funcionamento das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens enquanto entidades de acompanhamento colaborativo dos jovens e respetivas famílias; Compreender a Sinalização de Perigo - quem, porquê e quando sinaliza, Compreender o funcionamento do Processo de Promoção e Proteção e o Acordo de promoção e proteção

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Melhorar as competências do professor enquanto “entidade com competência em matéria de infância e Juventude”. - Compreender o modelo de sinalização e os seus objetivos. - Compreender a ação da CPCJ e as suas limitações orgânicas e judiciais.

Conteúdos

- Visão geral do Processo de Promoção e Proteção. - Legitimidade da intervenção. - Princípios orientadores da intervenção. - Princípios orientadores das entidades com competência em matéria de infância e juventude.

Formador

Rui Pedro Pereira Luzio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-09-2024 (Terça-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 10-09-2024 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 10-09-2024
Fim: 10-09-2024
Acreditação: AFCD 1_24/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Multiusos do Agrupamento de Escolas de Anadia