205

Perturbação de Hiperatividade e défice de atenção – PHDA turma AFCD 2

Apresentação

A PHDA é uma das perturbações de neurodesenvolvimento mais frequentes na criança e adolescente. É um problema crónico que pode persistir na vida adulta com impacto significativo nas relações interpessoais e na aprendizagem. As pesquisas populacionais sugerem que a PHDA ocorre na maioria das culturas em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais – DSM-5). No AE de Águeda, no ano letivo 2022/2023, das avaliações psicológicas realizadas, 30,2% dos alunos apresentavam perfil compatível com PHDA, tendo sido encaminhados para avaliação médica e 3,1% revelavam possibilidade de PHDA em comorbilidade com Perturbação da Aprendizagem Específica (PAE). No ano letivo 2023/2024 22,4% dos alunos avaliados apresentam perfil para PHDA e 1% para PHDA e PAE. A estes dados, acresce o elevado número de alunos com diagnóstico de PHDA, já confirmado por consulta de neurodesenvolvimento e pedopsiquiatria. Neste sentido consideramos relevante capacitar os docentes para compreender e melhor intervir junto de alunos com PHDA.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Analisar os critérios de diagnóstico; - Conhecer planos terapêuticos e tratamentos psicofarmacológicos; - Refletir sobre as crenças associadas à PHDA; - Reconhecer as estratégias mais eficazes em para promover as aprendizagens doa alunos.

Conteúdos

O cérebro de um aluno com PHDA (funções executivas, memória de trabalho e linguagem); - PHDA e comorbilidades (Perturbação da Aprendizagem Específica, Perturbação de Oposição, da conduta, linguagem, do humor e de ansiedade); - Psicofármacos; - Estratégias de intervenção em turma; -Estratégias de intervenção individuais.

Formador

Rosália Maria da Rocha Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-03-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 12-03-2025
Fim: 12-03-2025
Acreditação: AFCD 2_24/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: online