Perturbação da Aprendizagem Específica – com défice na leitura e escrita turma AFCD 3
Apresentação
A prevalência da perturbação da aprendizagem específica nos vários domínios académicos de leitura, escrita e matemática é de 5%-15%, entre as crianças em idade escolar nas diferentes línguas e culturas. (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais- DSM-5). Estudos em Portugal apontam para 5,4% de crianças em idade escolar com alguma Perturbação Específica de Aprendizagem (Vale Sucena e Viana 2011). Segundo Reid Lyon, diretor do National Institute of the Child Health & Human Development, se uma criança, entre os 5 e os 7 anos de idade, estiver em risco de insucesso, serão necessários cerca de 30 minutos por dia de intervenção; se se esperar pelos 8 ou 9 anos, serão necessárias duas horas diárias de intervenção. Daí, a necessidade de capacitar para uma intervenção ajustada junto de cada aluno. No AE de Águeda, no ano letivo 2022/2023, 13,5% das avaliações psicológicas realizadas concluíram que os alunos apresentavam perturbação da aprendizagem específica. Já no ano letivo 2023/2024 o número sobe para 30,6%%, uma vez que também estão integrados nestes resultados as reavaliações da severidade (realizadas no final de ciclo). Neste sentido, consideramos relevante capacitar os docentes para compreender e melhor intervir junto dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer, construir e aplicar estratégias/métodos na dislexia; - Conhecer, construir e aplicar estratégias/métodos na disortografia;
Conteúdos
- Dislexia: o que é e como se avalia; - Intervenção reeducativa na dislexia; - As dimensões do erro de escrita - o que analisar e como? - Estratégias para aplicar em sala de aula
Formador
Rosália Maria da Rocha Coelho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |