Ambientes Web Imersivos em contexto educativo turma A4_T1_24_25
Apresentação
Os Ambientes Web Imersivos (AWI), potenciada pela tecnologia WebXR, vem facilitar o acesso a conteúdo online que pode ser experienciado em dispositivos com capacidades para conteúdos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada e que trazem outros níveis de imersão e presença que podem potenciar resultados positivos nas aprendizagens. A própria experiência de navegação na internet vê-se melhorada pois introduz elementos visuais mais apelativos e elementos de interação e colaboração em tempo real que a tornam numa web mais social e imersiva. Conteúdos que antes eram "planos" vêem-se agora transformados em mundos virtuais, que podem ser explorados em colaboração, transmitem uma sensação de estar lá (presença), e permitem interações espaciais que antes eram impossíveis. Os AWI surgem como um desafio a explorar no campo da educação. Assim sendo, esta tecnologia pode ser utilizada em qualquer disciplina de qualquer nível de ensino, com o objetivo de promover a aprendizagem. A possibilidade de os alunos trabalharem num ambiente imersivo e ao mesmo tempo visualizarem objetos virtuais relacionados com a tarefa que estão a realizar, poderá despertar mais o seu interesse, resultando num ambiente educativo muito mais atrativo e motivador. O professor, agente fundamental num processo catalisador de mudança e de inovação, encontra na formação contínua um processo dinâmico de aquisição e de aperfeiçoamento de competências humanas, técnicas e científicas requeridas pelo exercício de uma profissão exigente onde a formação contínua visa promover a melhoria do ensino, do desenvolvimento profissional dos docentes, do contínuo aperfeiçoamento e do seu contributo para a melhoria dos resultados escolares e a partilha de conhecimentos.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 120, 210, 220, 230, 240, 250, 300, 320, 330, 340, 350, 400, 420, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 120, 210, 220, 230, 240, 250, 300, 320, 330, 340, 350, 400, 420, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 600. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
Esta Oficina pretende proporcionar ao professor a aquisição de competências essenciais para a sua atividade profissional de modo que, no final, possua conhecimentos, capacidades que lhe permitam incluir a utilização de Ambientes Web Imersivos na sua prática letiva. Os AWI, em crescente desenvolvimento tecnológico, podem apresentar-se como ideais para as escolas básicas e secundárias começarem a explorar o potencial destas ferramentas no ensino, na aprendizagem experiencial, não como um substituto, mas como um suplemento. Uma abordagem aos ambientes web imersivos na educação poderá permitir a professores e alunos utilizarem estes conhecimentos na elaboração de projetos que possibilitam a interligação de conteúdos numa perspetiva interdisciplinar e multidisciplinar. Com esta oficina pretende-se desenvolver nos formandos conhecimentos e capacidades que permitam planificar tarefas de ensino e aprendizagem integrando, ambientes web imersivos. Procura-se recorrer a diferentes instrumentos e técnicas que valorizam o trabalho colaborativo entre alunos e entre professores.
Conteúdos
Conhecer e explorar ambientes web imersivos de aprendizagem, por exemplo: FrameVR, Mozilla Hubs, Spatial, entre outros; Integrar estes ambientes no processo de ensino e na aprendizagem; Compreender as vantagens e desvantagens na sua utilização nas diversas áreas disciplinares e de acordo com as estratégias pedagógicas; Analisar as potencialidades destes ambientes em contexto didático-pedagógico; Construir/Personalizar os ambientes web imersivos para lecionar diversos conteúdos de acordo com a área disciplinar; Conceber atividades pedagógicas para utilizar dentro dos ambientes; Refletir sobre os contributos que estes ambientes podem trazer para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Avaliação
Acompanhamento das sessões; Nível de concretização das tarefas propostas ao longo das sessões, individualmente ou em grupo; Qualidade da participação dos formandos nos debates, apresentações e partilha de conhecimentos e experiências, promovidos nas diversas sessões. Apreciação do relatório crítico final; Avaliação quantitativa dos formandos, na escala de 1 a 10 valores, nos termos do Artigo 4.º, nº 6, do Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio. A avaliação será, igualmente, expressa em termos qualitativos em conformidade com a escala que a seguir se insere: Excelente de 9 a 10 valores Muito bom de 8 a 8,9 valores Bom de 6,5 a 7,9 valores Regular de 5 a 6,4 valores Insuficiente de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Cleto, B., Ferreira, M., & Carvalho, R. (2021). Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal. Journal of Digital Media & Interaction, 4(10), 97-112. https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/24712Dengel, A., Buchner, J., Mulders, M., & Pirker, J. (2021, May). Beyond the horizon: Integrating immersive learning environments in the everyday classroom. In 2021 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN) (pp. 1-5). IEEE.Liu, B., Ding, L., & Meng, L. (2021, May). Spatial Learning with Extended RealityA Review of User Studies. In 2021 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN) (pp. 1-5). IEEE.Thompson, B. (2021, May). Work-in-ProgressLIVE: Model for Learning in Interactive and Immersive Virtual Environments. In 2021 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN) (pp. 1-3). IEEE.Williams, S., Enatsky, R., Gillcash, H., Murphy, J. J., & Gračanin, D. (2021, May). Immersive Technology in the Public School Classroom: When a Class Meets. In 2021 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN) (pp. 1-8). IEEE.
Formador
Maria Luísa Martins da Costa Henriques Flores
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |