Compreender o funcionamento de um Processo de Promoção e Proteção turma AFCD1_T2_24/25
Apresentação
Compreender o funcionamento das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens enquanto entidades de acompanhamento colaborativo dos jovens e respetivas famílias; Compreender a Sinalização de Perigo - quem, porquê e quando sinaliza, Compreender o funcionamento do Processo de Promoção e Proteção e o Acordo de promoção e proteção
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Melhorar as competências do professor enquanto “entidade com competência em matéria de infância e Juventude”. - Compreender o modelo de sinalização e os seus objetivos. - Compreender a ação da CPCJ e as suas limitações orgânicas e judiciais.
Conteúdos
- Visão geral do Processo de Promoção e Proteção. - Legitimidade da intervenção. - Princípios orientadores da intervenção. - Princípios orientadores das entidades com competência em matéria de infância e juventude.
Formador
Rui Pedro Pereira Luzio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |