Mobilização, gestão e avaliação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão turma AFCD 6

Apresentação

A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva identifica a necessidade de dinamizar ações promotoras da discussão interna sobre políticas, culturas e práticas características da resposta do Agrupamento. Estas ações servirão para divulgar metas e procedimentos que se constituam como referenciais para o planeamento da resposta pedagógica a implementar que se quer plural, de qualidade e inclusiva. Regista-se a necessidade de envolver todos os docentes e técnicos para que o contributo individual se agregue na criação de sinergias conducentes à prossecução de objetivos comuns, particularmente, na corresponsabilização pelas aprendizagens de Todos os alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, Professores de Música/Ensino Artístico;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, Professores de Música/Ensino Artístico;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Sensibilizar a comunidade educativa do Agrupamento para a Educação Inclusiva. - Promover o debate e expansão da consciência local sobre aspetos de equidade e inclusão. - Criar oportunidades diversificadas para a formação e o desenvolvimento profissional de docentes, no sentido da construção de respostas verdadeiramente inclusivas. - Partilhar informação, refletir e articular procedimentos para aumento da eficácia na gestão dos processos. - Divulgar mecanismos de planeamento, monitorização e avaliação.

Conteúdos

• Enquadramento concetual e legal da educação inclusiva; • Conceitos, princípios-chave e definições operacionais; • Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão; • Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão; • Procedimentos de mobilização, monitorização e avaliação da aplicação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão.

Formador

Maria Manuela Estima Lopes dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 23-10-2024
Fim: 23-10-2024
Acreditação: AFCD 6_24/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Marques Castilho