227

Motivar para Aprender: Autorregulação da Aprendizagem turma AFCD 7

Apresentação

No sucesso educativo estão envolvidos dois agentes chave, o professor e o aluno. O conhecimento das bases teóricas da motivação para a aprendizagem, bem como as suas implicações para a prática em contexto de sala de aula, deverá permitir ao professor direcionar a sua prática educativa de modo a guiar o aluno na sua aprendizagem e dando-lhe estratégias para se autorregular, capacitando-o assim para o sucesso educativo. Assim sendo, com esta ação de curta duração pretende-se dotar os professores de ferramentas para uma prática educativa que fomente a motivação dos alunos para o sucesso educativo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre as bases teóricas da motivação para a aprendizagem; - Apreender estratégias práticas que permitam potenciar a autorregulação da aprendizagem nos alunos; - Promover a motivação dos alunos para o sucesso educativo, através da prática educativa.

Conteúdos

- Teorias da motivação; - Modelos sociocognitivos da aprendizagem; - Autorregulação da aprendizagem; - A dinâmica cíclica da aprendizagem autorregulada; - Atividades para promoção da autorregulação da aprendizagem.

Formador

Joana Filipa Neta Castilho Soares

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-11-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 27-11-2024
Fim: 27-11-2024
Acreditação: AFCD 7_24/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Marques Castilho

INSCREVER-ME