Motivar para Aprender: Autorregulação da Aprendizagem turma AFCD 7
Apresentação
No sucesso educativo estão envolvidos dois agentes chave, o professor e o aluno. O conhecimento das bases teóricas da motivação para a aprendizagem, bem como as suas implicações para a prática em contexto de sala de aula, deverá permitir ao professor direcionar a sua prática educativa de modo a guiar o aluno na sua aprendizagem e dando-lhe estratégias para se autorregular, capacitando-o assim para o sucesso educativo. Assim sendo, com esta ação de curta duração pretende-se dotar os professores de ferramentas para uma prática educativa que fomente a motivação dos alunos para o sucesso educativo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Refletir sobre as bases teóricas da motivação para a aprendizagem; - Apreender estratégias práticas que permitam potenciar a autorregulação da aprendizagem nos alunos; - Promover a motivação dos alunos para o sucesso educativo, através da prática educativa.
Conteúdos
- Teorias da motivação; - Modelos sociocognitivos da aprendizagem; - Autorregulação da aprendizagem; - A dinâmica cíclica da aprendizagem autorregulada; - Atividades para promoção da autorregulação da aprendizagem.
Formador
Joana Filipa Neta Castilho Soares
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |