232

O pensamento computacional na Matemática | Scracth, Python e Folha de Cálculo turma A18-T1_24_25

Apresentação

No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico, já em vigor desde o ano letivo 2022/2023, e para o Ensino Secundário (Matemática A, Matemática B e Matemática do Ensino Profissional) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2024/2025, no que respeita ao 10.º ano de escolaridade; b) 2025/2026, no que respeita ao 11.º ano de escolaridade; c) 2026/2027, no que respeita ao 12.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática procurar-se-á desenvolver uma formação focada na Ideia Inovadora do Currículo - Pensamento Computacional - envolvendo as Ideias Chave das Aprendizagens Essenciais. Assim, pretende-se conscializar os professores para o papel do Scratch, do Python e da folha de cálculo do Excel, na promoção do pensamento computacional.

Destinatários

500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 500.

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Reconhecer e compreender, a importância do Pensamento Computacional nas AE da Matemática para o Ensino Básico e Ensino Secundário, a sua finalidade e consequência para o ensino da Matemática; - Conhecer ferramentas pedagógicas e tecnológicas capazes de cultivar, nos alunos, a literacia computacional. - Saber usar o Scratch, Python e folha de cálculo do Excel como ferramentas auxiliares na prática docente. - Proceder à conceção e concretização de práticas educativas inovadoras, suportadas pelo Scratch, Python e folha de Cálculo do Excel, capazes de se constituírem como abordagens significativas do pensamento computacional. - Ser capaz de refletir sobre os probemas e as vantagens que possam surgir, na prática de ensino das AE de matemática, tendo por base o Pensamento Computacional e as nove Ideias chave preconizadas nas Aprendizagens Essenciais.

Conteúdos

-- Orientações Curriculares para o Ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas AE -- Ideias inovadoras do Currículo: a) Pensamento Computacional; b) Matemática para Todos. -- Ideias Chave das Aprendizagens Essenciais: a) Resolução de problemas, modelação e conexões; b) Raciocínio dedutivo e lógica matemática; c) Recurso sistemático à tecnologia; d) Tarefas e recursos educativos; e) História Matemática; f) Práticas enriquecedoras e criatividade; g) Organização do trabalho dos alunos; h) Comunicação matemática; i) Avaliação para a aprendizagem; -- Operacionalização das Aprendizagens Essencias. -- Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: a) Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; b) Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; c) Recurso à folha de cálculo do Excel; d) Recurso ao Scratch; e) Recurso ao Python; f) Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. -- Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: (1) Na participação, considerando a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões presenciais - 30%; (2) Na componente de trabalho individual, tendo em conta a planificação/elaboração de tarefas para os alunos e a reflexão da sua realização na sala de aula - 70%.

Bibliografia

- Aprendizagens Essencias de Matemática do 3º ciclo;- Aprendizagens Essencias de Matemática do Secundário (Matemática A, Matemática B e Matemática para o Ensino Profissional);- Revista dedicada ao Pensamento Computacional: Educação e Matemática, 162Veloso, E. (1998)- Trabalho de Projeto. Obtido de: http://hdl.handle.net/10400.1/15482Teixeira, P., Precatado, A., Albuquerque, C., Antunes, C., & Nápoles, S. (1997).

Formador

Sylvie Lopes Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 09-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 16-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 30-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 06-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 20-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 06-03-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 20-03-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 07-01-2025
Fim: 20-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126504/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: CFIAP - Escola Secundária Adolfo Portela

INSCREVER-ME