O desenvolvimento da Consciência Fonológica turma AFCD 8
Apresentação
A consciência fonológica corresponde à capacidade de explicitamente identificar e manipular as unidades do oral, ou seja, corresponde à competência metalinguística que permite identificar, manipular e refletir sobre a estrutura fonológica da cadeia sonora da fala. A consciência fonológica divide-se em consciência de palavra, consciência silábica, consciência intrassilábica e consciência fonémica. Permite a compreensão de que a linguagem oral é composta por frases, palavras, sílabas e fonemas (sons). A consciência fonológica e o domínio da linguagem oral têm uma influência positiva na aquisição da leitura e da escrita, sendo fundamental que à entrada para o 1º ano de escolaridade a criança tenha adquiridas competências a estes níveis. É em idade pré-escolar que as crianças começam a desenvolver a sensibilidade à fonologia da linguagem oral. É fundamental a estimulação em idade precoce e a capacitação de educadores e professores para o trabalho nesta área e identificação de sinais de alerta para um encaminhamento atempado, sendo a idade indicada para iniciar a estimulação da consciência fonológica. Nos anos letivos transatos, as Terapeutas da Fala do Agrupamento de Escolas de Águeda depararam-se com um aumento significativo do número de encaminhamentos para avaliação e intervenção em Terapia da Fala. Com a lista de espera a aumentar e os alunos a necessitarem de intervenção individualizada, as técnicas sentiram necessidade de encontrar soluções para fazer face a este problema. Neste sentido, consideramos relevante capacitar os docentes para compreender e melhor estimular as crianças a frequentar o Jardim de Infância, no que diz respeito ao desenvolvimento da consciência fonológica.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Promover o desenvolvimento da linguagem; - Diminuir a taxa de realização de processos fonológicos; - Promover o desenvolvimento da consciência fonológica no pré-escolar; - Partilhar e aprofundar conhecimentos de estimulação da consciência fonológica; - Criar e partilhar recursos para utilização em contexto de jardim-de-infância.
Conteúdos
- Níveis de consciência fonológica; - Atividades para estimulação dos 4 níveis de consciência fonológica; - Discriminação entre linguagem, fala e comunicação; - A importância da consciência fonológica no sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita.
Formador
Ana Micaela Martins Abrantes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |