BADMINTON NA ESCOLA, DA INICIAÇÃO À COMPETIÇÃO turma A47-24_25
Apresentação
* Possibilidade de apetrechar todos os professores de educação física e os responsáveis por grupos/equipas de badminton do desporto escolar, com conhecimentos técnico-táticos específicos da modalidade. * Dotar os professores de educação física da melhor forma de implementarem nas suas escolas a modalidade de badminton, da iniciação até à competição, possibilitando assim uma maior diversificação de saberes a ministrar aos alunos. * Aproveitar o desenvolvimento que a modalidade tem tido em todo o País e também no número elevado de núcleos de Badminton Desporto Escolar. * Facultar aos docentes, as novas regras de jogo, implementadas neste novo quadrienio olímpico.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
* Possibilitar a todos os professores de educação física que construam saberes que lhe permitam conceber formas de melhorar as condições para o ensino-aprendizagem da educação física dos seus alunos. * Facultar a todos os professores de educação física e responsáveis por núcleos do desporto escolar os conhecimentos técnico-táticos indispensáveis para melhorar a sua intervenção específica tanto ao nível aprendizagens essenciais como no desenvolvimento de grupos/equipas de desporto escolar.
Conteúdos
1 – Pequena abordagem histórica; 2 – Desenvolvimento do badminton a nível mundial; 3 – Desenvolvimento em Portugal; 4 – Técnica de batimentos; 5 – Proposta metodológica para o ensino do badminton; 5.1. – A pega na raquete; 5.2. – A movimentação; 6 – Os principais gestos técnicos do badminton; 7 – A tática do jogo de badminton; 8 – As principais regras do jogo de badminton; 9 – Sistemas de jogo mais comuns do badminton; 10 – A marcação de campos de badminton; 11 – O encordoamento de raquetes; 12 – Avaliação.
Metodologias
Nas aulas teóricas, será dada a formação teórica de base, fundamental para a compreensão e aplicação prática dos conteúdos inerentes à prática da modalidade. As aulas práticas terão como objetivo fundamental transmitir os conteúdos inerentes ao badminton, passando pela vivência prática de alguns desses conteúdos e exercícios.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Participação nas sessões– dinâmica e qualidade das intervenções (30%); - Trabalho escrito individual (70%).
Bibliografia
Metodologia do treino desportivo, edições fmh - J.castelo/h.barreto/f.alves/p.santos/j.carvalho/j.vieira. Le badminton ”techniques, tactiques”, editions vigot – terge dag osthassel/lars sologub. The skills of the game – peter roper. Curso de treinadores de nível 1 – prof. António Crespo – Federação Portuguesa de Badminton. Preparação pedagógica e didática de professores responsáveis por grupos/equipas de badminton no âmbito do desporto escolar – prof. Luís durando.
Formador
Eduardo Jorge Martins Castro Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-01-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 01-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 01-02-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 15-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 15-02-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 01-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 01-03-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |