
O Papel do Assistente Operacional na Educação Inclusiva turma PND_A3_24_25
Apresentação
Esta ação enquadra-se no Plano de Atividades do Agrupamento e tem como objetivos promover práticas inclusivas e a equidade no acesso à educação de todas as crianças/alunos, reforçando as suas oportunidades de sucesso educativo. Visa ainda, através da capacitação dos profissionais, a promoção da autonomia, estabilidade emocional e relacionamentos interpessoais de crianças/alunos com necessidades educativas específicas, promovendo a sua inclusão no ambiente escolar.
Destinatários
Assistentes Operacionais
Objetivos
No atual contexto educativo, os Assistentes Operacionais desempenham um importante papel no apoio à implementação da Educação Inclusiva, conforme preconizado no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Estes profissionais contactam com um elevado número de crianças e jovens com características muito diversas, podendo assumir um papel muito relevante na adoção de práticas que conduzam a um ambiente escolar mais inclusivo. Adicionalmente, constituem-se como um recurso humano específico de apoio à aprendizagem e à inclusão, colaborando frequentemente na implementação de medidas no âmbito da educação inclusiva. O Decreto-Lei n.º 54/2018, no seu artigo 11.º, alude à importância da formação específica destes profissionais neste âmbito. Os Assistentes Operacionais que trabalham mais diretamente com esta população têm referido a necessidade de formação específica nesta área.
Conteúdos
- Capacitar os Assistentes Operacionais com formação que lhes permita identificar, adquirir e desenvolver as competências necessárias à implementação de boas práticas, bem como a sua valorização pessoal e profissional;- Conhecer procedimentos inclusivos de acordo com a legislação em vigor, assim como o seu papel específico neste processo;- Conhecer as problemáticas mais comuns em âmbito escolar, bem como estratégias de intervenção ajustadas à sua função;- Promover o envolvimento e a participação no processo educativo de todas as crianças e alunos;- Agir de forma mais adequada perante uma situação/momento e de acordo com o perfil da criança/aluno;- Ter em consideração o respeito pelas regras de ética e sigilo profissional;- Ser capaz de estabelecer articulação e uma boa relação com os seus pares, outros intervenientes e as famílias, valorizando o espírito de equipa e de colaboração;- Adquirir ferramentas para a gestão das suas emoções no dia a dia.
Metodologias
O papel do Assistente Operacional na Educação Inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018);- Valorização da diversidade, sensibilização e respeito pela diferença - a inclusão para cada criança/aluno e para a restante comunidade educativa;- Questões éticas: proteção de dados e informações da criança/aluno e das suas famílias;- Caracterização de problemáticas mais comuns, nomeadamente Perturbações do Neurodesenvolvimento, Perturbações Genéticas, Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala, Surdez e Baixa Visão;- Estratégias de intervenção: na sala de aula; no intervalo/recreio; no refeitório/almoço; na higiene pessoal; nas rotinas; no controlo de comportamentos desadequados;- Práticas de gestão de conflitos entre as crianças/alunos nas diversas faixas etárias;- Práticas de autocontrolo e gestão emocional pessoal.
Avaliação
Quantitativa: - Participação - 30%; - Teste escrito/ Trabalhos - 70% - Obrigatoriedade de 80% de assiduidade.
Bibliografia
- American Psychiatric Association (2014). DSM-5 - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Climepsi.- Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.- Nogueira, J. (2013). Aprendizagem: modelos comportamentais. In F. Veiga (Coord.), Psicologia da educação: Teoria, investigação e aplicação (pp. 177-217). Climepsi Editores.- Webster-Stratton, C. (2018). Como promover as competências sociais e emocionais das crianças (2.ª ed.). Psiquilíbrios Edições.- Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (2023). Compendium de Terapia da Fala – Avaliar e Intervir com Evidência. Papa-Letras.
Formador
Bárbara Rodrigues Moreira Dias
Ana Carolina Ferreira de Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-04-2025 (Quarta-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 09-04-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 10-04-2025 (Quinta-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
4 | 10-04-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 11-04-2025 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |