
Seminário – Novos Paradigmas no Desenvolvimento turma AFCD 19_24-25
Apresentação
Vivemos num contexto em que os modelos tradicionais de desenvolvimento estão a ser questionados. Questões como sustentabilidade, inclusão social, inovação tecnológica e a interseção entre a saúde e o bem-estar exigem novas abordagens. O desenvolvimento humano, nas suas diversas dimensões (física, cognitiva, emocional e social), tem estado no centro das preocupações. Assim, reflexões sobre como estes paradigmas se aplicam ao desenvolvimento ao longo da vida — desde a infância até ao envelhecimento — são cruciais para melhorar a qualidade de vida. Deste modo, propõe-se a realização de um seminário que junta diferentes profissionais para se debater estes temas. Considera-se que a realização deste seminário é uma excelente oportunidade para reunir especialistas, professores, educadores, estudantes e a comunidade para trocar conhecimentos, experiências e ideias. Este seminário será uma oportunidade única para destacar a importância de pensar o desenvolvimento numa perspetiva integrada, abordando tanto as necessidades humanas quanto os desafios do mundo contemporâneo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- partilha de conhecimento interdisciplinar entre profissionais da saúde, educação e investigação, criando um espaço de apresentação e discussão sobre abordagens inovadoras no desenvolvimento; - contribuir para a atualização científica, profissional e pessoal dos participantes, promovendo práticas baseadas na evidência que possam ser aplicadas em diferentes contextos.
Conteúdos
- Desenvolvimento na neurodiversidade, os seus desafios e formas de os superar; - O desenvolvimento infantil e a importância do brincar; - Os desafios na interação e na comunicação na neurodiversidade; - Os desafios da atualidade no desenvolvimento infantil.
Formador
Mónica Maria Gonçalves Alves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |