272

Transformação Digital da Escola: O Potencial dos Laboratórios de Educação Digital na Área Multimédia turma AFCD_21_24_25

Apresentação

Os Laboratórios de Educação Digital (LED), enquadrados na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visam a inovação educativa e pedagógica, o desenvolvimento de competências digitais e a promoção da recuperação das aprendizagens. O principal objetivo desta iniciativa é apoiar as escolas na integração das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem, tornando os processos educativos mais dinâmicos e interativos. Dada a especificidade dos recursos e equipamentos dos diferentes LED, é essencial desenvolver uma ação que contemple as suas características, requisitos de instalação e formas de utilização pelos docentes. Neste sentido, torna-se fundamental partilhar estratégias para a implementação e utilização pedagógica dos LED, bem como esclarecer eventuais dúvidas dos AE/Ena sobre a organização e gestão destes espaços de aprendizagem.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Partilhar práticas dos LED em contextos educativos; - Partilhar práticas de exploração pedagógica dos LED na área da multimédia; - Realizar atividades práticas com a utilização de equipamento Multimédia e software, adequadas a diversos contextos curriculares.

Conteúdos

- Funcionamento do equipamento dos LED da área da multimédia; - Utilização do equipamento dos LED e técnicas para efetuar filmagens e tirar fotos; - Edição de imagens e produção de um vídeo com as filmagens e fotos, recorrendo ao software Capcut e GIMP.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-05-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
Início: 21-05-2025
Fim: 21-05-2025
Acreditação: AFCD_21_24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária da Mealhada

INSCREVER-ME