
Tutoria com propósito: promover a disciplina, motivação e aprendizagem turma AFCD_22_24_25
Apresentação
A tutoria professor-aluno é uma prática pedagógica centrada na relação individualizada, que visa apoiar o desenvolvimento académico, emocional e motivacional dos alunos. Esta abordagem é sustentada por três pilares fundamentais: 1. Tutoria como prática estruturada e eficaz Topping (2000) demonstra que a tutoria, quando bem planeada e monitorizada, promove a aprendizagem ativa, a autorregulação e o desenvolvimento de competências sociais. A tutoria professor-aluno permite um acompanhamento mais próximo, adaptado às necessidades específicas de cada aluno. 2. Promoção de perfis motivacionais adaptativos Valle et al. (2015) identificam que alunos com objetivos de aprendizagem (learning goals) apresentam maior envolvimento, autoeficácia e controlo sobre a aprendizagem. A tutoria é um espaço privilegiado para fomentar este tipo de orientação motivacional, reduzindo a ansiedade e promovendo o sucesso académico. 3. Reformulação de atribuições causais e gestão emocional Weiner (2000) sublinha que as interpretações que os alunos fazem sobre o seu desempenho (atribuições internas/externas, estáveis/instáveis, controláveis/incontroláveis) influenciam diretamente as suas emoções (orgulho, culpa, vergonha) e comportamentos futuros. A tutoria permite ao professor ajudar o aluno a desenvolver uma perceção mais realista e positiva das causas do seu sucesso ou insucesso.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Compreender os fundamentos teóricos e empíricos da tutoria professor-aluno. 2. Identificar os benefícios da tutoria na motivação, autorregulação e desempenho dos alunos. 3. Desenvolver competências práticas para planear, conduzir e avaliar sessões de tutoria. 4. Promover uma abordagem empática, motivadora e orientada para o desenvolvimento integral do aluno.
Conteúdos
Módulo 1 – Fundamentos da Tutoria • Conceito e tipos de tutoria (Topping, 2000). • Diferenças entre ensino e tutoria. • Princípios de uma tutoria eficaz: estrutura, regularidade, foco no aluno. Módulo 2 – Motivação e Emoções na Aprendizagem • Perfis motivacionais dos alunos (Valle et al., 2015). • Objetivos de aprendizagem vs. objetivos de desempenho. • Atribuições causais e emoções associadas (Weiner, 2000): orgulho, culpa, vergonha, esperança. Módulo 3 – Estratégias Práticas de Tutoria • Técnicas de escuta ativa, questionamento e incitamento. • Como dar feedback construtivo e reforço positivo. • Identificação e correção de erros com foco na autorregulação. • Planeamento de sessões de tutoria: objetivos, duração, frequência. Módulo 4 – Aplicação e Reflexão • Simulação de uma sessão de tutoria. • Discussão de casos práticos. • Planeamento de implementação no contexto escolar.
Observações
Referências Bibliográficas Topping, K. J. (2000). Tutoria (M. V. Gomes, Trad.). Academia Internacional da Educação / UNESCO. (Original publicado em inglês na série Educational Practices Series, n.º 5) Valle, A., Núñez, J. C., Cabanach, R. G., Rodríguez, S., Rosario, P., & Inglés, C. J. (2015). Motivational profiles as a combination of academic goals in higher education. Educational Psychology, 35(5), 634–650. https://doi.org/10.1080/01443410.2013.819072 Weiner, B. (2000). Intrapersonal and interpersonal theories of motivation from an attributional perspective. Educational Psychology Review, 12(1), 1–14. https://doi.org/10.1023/A:1009017532121
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |