
Rugby na Escola Jogos Preparatórios turma A46_T1_25_26
Apresentação
O Rugby, enquanto jogo desportivo coletivo, faz parte do Bloco das Atividades Físicas Desportivas, como matéria alternativa dos Programas Curriculares de Educação Física. Devido à riqueza de situações que proporciona, constitui uma atividade formativa por excelência pelo que, a sua aplicação em meio escolar é de toda a pertinência, para que o professor de Educação Física disponha de mais um instrumento para responder às necessidades e motivações dos alunos, no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. O Rugby é um desporto complexo mas fácil de jogar, ensinar e aprender nas primeiras etapas. Esta facilidade de jogar e aprender deve-se à simplicidade técnica da progressão individual com bola e acessibilidade de finalização, que constituem fatores essenciais para estimular a participação de quem se inicia numa modalidade. Mesmo a dificuldade inicial na forma de progredir coletivamente (passar para trás), leva a iniciativas individuais de progressão para a frente transportando a bola, que constituem comportamentos estimulantes para quem se inicia em qualquer modalidade desportiva coletiva. Por se encontrar quase totalmente limitada a pisos duros, a prática do Râguebi na escola terá que ser orientada fundamentalmente para a educação de uma conduta de comportamento que restrinja a ação (contacto) sobre o adversário, de forma a garantir a segurança individual dos alunos. Decorrente deste pressuposto, a proposta para o seu ensino privilegia a circulação de bola, a utilização dos espaços livres e o reposicionamento constante dos jogadores, evitando o confronto físico, sistematizada em um pré-desportivo, o Bitoque Rugby e o Tag Rugby.
Destinatários
Professores dos Grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.
Objetivos
Pretende-se com esta Formação produzir os seguintes efeitos: Apresentar e introduzir o Bitoque rugby e o Tag rugby, como matéria alternativa na Educação Física (2º/3º Ciclo/Secundário); Proporcionar a todas as crianças e jovens, de ambos os sexos, uma experiência única de socialização, através da vivência de um jogo misto, coletivo de grande riqueza comunicacional e cooperativa; Construção de projetos curriculares de turma que envolvam o Bitoque rugby e o Tag Rugby nas suas dimensões desportiva, cultural, organizativa, competitiva; Utilização de metodologias ativas e participativas no processo de ensino e aprendizagem que sejam conducentes à resolução dos problemas de ordem técnico-tática ocorridos na atividade; Partilha de experiências/recursos/saberes entre os participantes e destes com a comunidade educativa; Produção e utilização de recursos didáticos que promovam uma aprendizagem ativa, nomeadamente, jogos, exercícios, posters, vídeos, análise de dominantes técnicas, etc.
Conteúdos
Caracteriza o ensino do jogo: 1. Diferenças entre o jogo formal e o de iniciação. 2. Abordagem ao jogo através de um jogo de iniciação o Bitoque rugby e o Tag Rugby, com base nos seguintes conteúdos: a) Objetivo do jogo; b) Número de jogadores; c) Espaço de jogo; d) Material de jogo; e) Forma de jogar (atacantes e defensores); f) Leis de jogo: i. Começo e recomeço de jogo; ii. O toque (tag); iii. O toque/passe para a frente; iv. Rodar e rodopiar; v. Bola fora; vi. O fora de jogo; vii. O ensaio; viii. A formação ordenada; ix. O alinhamento. 3. Apresenta o ato progressivo dos elementos técnico-táticos básicos, para resolver os problemas que sejam apresentados no decorrer do jogo: a) Transportar a bola; b) Apanhar a bola do solo; c) Correr com a bola e fintar; d) Passe e receção; e) Passar antes, durante ou depois do toque (tag); f) Fixação, dobras, cruzamentos, passe interior, preservar o espaço livre; g) Organização do apoio; h) Defesa individual e coletiva (HxH, canais e deslizante). Realiza a diagnose da turma; Constrói o projeto de turma; Operacionaliza a metodologia de ensino; Deteta e regista os problemas mais frequentes; Trabalha em grupo para apresentação de propostas de resolução dos problemas mais frequentes apresentados; Avalia o nível das aprendizagens alcançadas pelos alunos; Define os Critérios de avaliação; Aplica as propostas de resolução de problemas; Relata por escrito e fotográfico/audiovisual/e ou outro, o trabalho desenvolvido; Apresenta o relatório de projeto; Realiza a Auto e heteroavaliação; Realiza a avaliação da ação.
Metodologias
A ação terá a duração de 25 horas presenciais em que serão adoptados os seguintes passos metodológicos: Sessões presenciais Exposição teórico-prática Trabalho de grupo Trabalho individual Prática pedagógica Descoberta guiada
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Participação nas sessões dinâmica e qualidade das intervenções (30%); - Trabalho escrito individual (70%).
Bibliografia
Cordovil, J. (1993) O ensino do rugby, Horizonte 54: DossierCordovil, J. e Rocha, H. (1995) O ensino do rugby, O ENSINO DOS JOGOS DESPORTIVOS, 219-244, Porto: CEJD-FCDEF-UPGarcia, H. e Moura, J. (2011) Tag Rugby na Escola. Dossier do Professor; Lisboa: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY
Formador
Rui Pedro Pereira Luzio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-02-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-02-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 19-02-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 26-02-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-03-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 12-03-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-03-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 16-04-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |