
Ensinar com a Inteligência Artificial (IA): Estratégias e Ferramentas turma A8_25-26
Apresentação
A transformação digital em curso, impulsionada por tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), redefine o presente e o futuro, impactando profundamente a produção de conhecimento e o cenário educacional. Esta Ação de Formação pretende capacitar os participantes com as ferramentas e a compreensão necessárias para integrar de forma eficaz as tecnologias emergentes nas suas práticas pedagógicas/andragógicas de modo a construir cenários e contextos sustentados e significativos. Face a toda esta vertiginosa evolução e para continuarem a responder às necessidades dos utilizadores e a desempenhar o seu papel fundamental no apoio à ciência e cultura, as unidades funcionais que são as escolas, onde se inserem as bibliotecas (escolares, municipais, conventuais, universitárias ) não podem estagnar num mundo em mutação. Através de um modelo de ensino imersivo, o programa desta formação está fortemente orientado para a prática docente, dotando os participantes de conceitos e ferramentas para avaliar oportunidades e riscos neste novo mundo digital, pretendendo igualmente desenvolver competências que ajudarão a quebrar bloqueios, agilizar tarefas burocráticas, estimular a criatividade, aumentar a produtividade, libertar tempo para tarefas pedagógicas, diversificar estratégias e atividades, personalizar ensino.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Reconhecer o valor da tecnologia na educação; Entender a IA Generativa e o seu potencial na educação; Identificar aplicações da IA Generativa em diversos contextos; Conhecer exemplos práticos e o impacto da IA; Analisar criticamente a IA na educação e os seus desafios; Experimentar ferramentas de IA com prática eficaz; Capacitar para a implementação da IA em contextos educativos; Criar experiências de aprendizagem com tecnologias inovadoras; Avaliar o impacto da IA na aprendizagem; Integrar tecnologias emergentes no currículo; Transformar práticas pedagógicas com a IA.
Conteúdos
Módulo 1: Fundamentos da IA e Desafios Éticos - (3h presencial + 3h síncrona) o Breve história da IA: marcos e evolução. o Potencialidades e limitações da IA na educação. o Questões éticas no uso da IA: debate sobre riscos e oportunidades. o Noções basilares: Dados, Algoritmos, Computação, Aprendizagem Automática (Machine Learning - ML), Aprendizagem Profunda (Deep Learning DL, Redes Neuronais, Modelos de Linguagem (Large Language Models - LLM) e IA Generativa. o IA Evolução ou Revolução?: impacto na sociedade e na educação. o Reflexão crítica sobre a integração da IA no ensino. Módulo 2: IA Generativa e Modelos de Linguagem (LLM) - (3h síncrona + 3h presenciais + 2h assíncronas) o Conceitos e funcionalidades dos Modelos de Linguagem (LLM). o Principais LLM com versões gratuitas em Portugal: ChatGPT, Gemini, Claude, Copilot. o Comparação entre os vários LLM: ChatGPT, Gemini, Copilot e Claude - vantagens e desvantagens de cada um dos LLM. o Diferenças entre as versões gratuitas e pagas nos diferentes LLM. o Explicação do que é um chatbot e as boas práticas de interação com ele. o Modalidades unimodal e multimodal dos LLM. o O ChatGPT: interface, configurações, modalidades e funcionalidades. o Introdução e importância dos prompts na IA o Estrutura ideal passo a passo de um bom prompt, com exemplos: Papel, Tarefa, Contexto, Formato, Tom e Exemplos o Modalidades de prompts. o Técnicas para criar prompts eficazes o Refinamento iterativo e teste de variações o Estratégias avançadas: encadeamento, few-shots e calibração de temperatura. o Criação de prompts educativos personalizados. o Realização de exercícios de consolidação dos conhecimentos e competências sobre prompts em cenários educativos específicos das disciplinas que leciona. Módulo 3: Aplicações Práticas da IA na Educação - (3h síncrona + 3h presenciais + 2h assíncronas + 3h presenciais) o Exploração de ferramentas e aplicações de IA no processo ensino (IA para professores). o Exploração de ferramentas e aplicações de IA no processo de aprendizagem (IA para alunos). o Prática e Criação de Recursos Didáticos com IA para o trabalho de preparação de aulas. o Exploração do poder das LLM para melhorar a comunicação escolar dos docentes, dentro e fora da sua comunidade educativa. o Utilização das LLM para aprimorar os processos de divulgação de atividades, eventos, dinâmicas promovidas pelos professores. o Utilização de LLM para otimizar a gestão de tarefas extracurriculares dos professores. o Integração das LLM com outras plataformas educativas. o Prática guiada na utilização de LLMs para tarefas diárias. o Criação de recursos didáticos usando IA para o seu contexto educativo específico. Integrar esses recursos no esboço de trabalho final a apresentar na última sessão desta ação de formação. o Apresentação individual do esboço do trabalho final. o Feedback da turma e do formador. o Discussão final, reflexão e próximos passos.
Metodologias
Nas sessões presenciais vai-se privilegiar a abordagem expositiva e interativa, combinando apresentações com discussões individuais /grupo e atividades práticas. Com o foco na aplicação de conceitos de IA em contextos reais de ensino, incentiva-se os formandos a refletirem sobre a integração desta tecnologia nas suas práticas e a aplica-la em contextos educativos reais. Nas Sessões síncronas online, realizadas em videoconferência, serão apresentados os conteúdos de referência através de: o uma componente teórica, centrada na transmissão de conteúdos, e uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação entre formador e formandos; o uma componente prática que irá privilegiar uma dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, promovendo um ambiente de partilha e colaboração entre os formandos. Nas sessões assíncronas realização das tarefas propostas pelo formador, com instruções claras.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Participação nas sessões dinâmica e qualidade das intervenções (30%); - Trabalho escrito individual (70%).
Bibliografia
VV., 88 Vozes sobre Inteligência Artificial, Oficina do Livro, 2023VICENTE, Paulo Nuno, Os Algoritmos e nós, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023FORD, Martin, O Futuro da Inteligência Artificial, Bertrand Editora, 2022WOLFRAM, Stephen, O Que Faz o ChatGPT e Como Funciona, Casa das Letras, 2023HUNTER, Nathan, The Art of prompt Engineering with ChatGPT, 2023
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-09-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 29-09-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 06-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
6 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
9 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |