
A aplicação de medidas universais, seletivas e adicionais e de Adaptações ao Processo de Avaliação ao abrigo do Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho turma AFCD 1_25_26
Apresentação
O pessoal docente revela ainda um grande desconhecimento sobre as medidas passíveis de serem aplicadas ao abrigo do Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho, em particular sobre as medidas universais. Existe igualmente uma grande confusão relativamente às diferenças entre este decreto e o anterior decreto 3/2008, com muitos docentes a manifestarem desconhecimento das novas nomenclaturas e de procedimentos a adotar. Em relação às Adaptações ao Processo de Avaliação, existe ainda um grande desconhecimento sobre o que é passível de aplicar em cada alínea, bem como muita confusão sobre as APA a aplicar na avaliação interna e na avaliação externa.
Destinatários
Exclusiva para os docentes da Escola Secundária Adolfo Portela
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Exclusiva para os docentes da Escola Secundária Adolfo Portela. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Dotar os docentes de conhecimentos mais específicos sobre as medidas a adotar ao abrigo do Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho. Explicitar as diferenças entre avaliação interna e externa e quais as APA passíveis de aplicar em cada. Esclarecer sobre procedimentos a adotar para a implementação das diferentes medidas e das APA.
Conteúdos
O Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho: - medidas universais; - medidas seletivas; - medidas adicionais; - Adaptações ao processo de avaliação interna e externa. Procedimentos a adotar na ESAP.
Formador
Susana Isabel Ribeiro Moreira de Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-09-2025 (Quarta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |