302

Projeto Educativo: um documento estratégico para responder aos desafios da escola atual turma AFCD 2_25_26

Apresentação

O Projeto Educativo de Escola (PEE) é o documento estruturante que define a identidade, missão e visão da escola, orientando a sua ação estratégica. Numa sociedade em rápida transformação, marcada por desafios como a transição digital (IA), os compromissos globais (ODS), a promoção da democracia e da inclusão, torna-se essencial que o PEE reflita essas preocupações e seja construído de forma participada, crítica e contextualizada. Esta ACD pretende apoiar os docentes na reflexão e debate em torno do PEE, promovendo a sua apropriação coletiva e a definição de estratégias para a sua divulgação e monitorização.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

 Reforçar a importância do Projeto Educativo como documento estratégico da escola;  Refletir sobre os desafios atuais da educação e a sua integração no PEE (IA, ODS, democracia, inclusão);  Explorar metodologias de debate e construção participada do PEE;  Identificar estratégias de comunicação e divulgação do PEE junto da comunidade educativa;  Compreender mecanismos de monitorização e avaliação do PEE

Conteúdos

 O papel do Projeto Educativo na identidade e estratégia da escola;  Desafios contemporâneos da educação e a sua tradução no PEE: o Inteligência Artificial e literacia digital; o Educação para os 17 ODS; o Cidadania, democracia e inclusão;  Estratégias de debate e envolvimento da comunidade escolar na construção do PEE;  Comunicação e apropriação do PEE: da construção à divulgação;  Monitorização e avaliação do impacto do PEE.

Formador

Hugo Renato Peres Caldeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2025 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona
Início: 05-09-2025
Fim: 05-09-2025
Acreditação: AFCD_2_25-256
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online

INSCREVER-ME