304

Ambientes Web Imersivos em contexto educativo turma A4_T3

Apresentação

Os Ambientes Web Imersivos (AWI), potenciada pela tecnologia WebXR, vem facilitar o acesso a conteúdo online que pode ser experienciado em dispositivos com capacidades para conteúdos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada e que trazem outros níveis de imersão e presença que podem potenciar resultados positivos nas aprendizagens. A própria experiência de navegação na internet vê-se melhorada pois introduz elementos visuais mais apelativos e elementos de interação e colaboração em tempo real que a tornam numa web mais social e imersiva. Conteúdos que antes eram "planos" vêem-se agora transformados em mundos virtuais, que podem ser explorados em colaboração, transmitem uma sensação de estar lá (presença), e permitem interações espaciais que antes eram impossíveis. Os AWI surgem como um desafio a explorar no campo da educação. Assim sendo, esta tecnologia pode ser utilizada em qualquer disciplina de qualquer nível de ensino, com o objetivo de promover a aprendizagem. A possibilidade de os alunos trabalharem num ambiente imersivo e ao mesmo tempo visualizarem objetos virtuais relacionados com a tarefa que estão a realizar, poderá despertar mais o seu interesse, resultando num ambiente educativo muito mais atrativo e motivador. O professor, agente fundamental num processo catalisador de mudança e de inovação, encontra na formação contínua um processo dinâmico de aquisição e de aperfeiçoamento de competências humanas, técnicas e científicas requeridas pelo exercício de uma profissão exigente onde a formação contínua visa promover a melhoria do ensino, do desenvolvimento profissional dos docentes, do contínuo aperfeiçoamento e do seu contributo para a melhoria dos resultados escolares e a partilha de conhecimentos.

Destinatários

Professores dos Grupos 110, 120, 210, 220, 230, 240, 250, 300, 320, 330, 340, 350, 400, 420, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 120, 210, 220, 230, 240, 250, 300, 320, 330, 340, 350, 400, 420, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 600. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.

Objetivos

Esta Oficina pretende proporcionar ao professor a aquisição de competências essenciais para a sua atividade profissional de modo que, no final, possua conhecimentos, capacidades que lhe permitam incluir a utilização de Ambientes Web Imersivos na sua prática letiva. Os AWI, em crescente desenvolvimento tecnológico, podem apresentar-se como ideais para as escolas básicas e secundárias começarem a explorar o potencial destas ferramentas no ensino, na aprendizagem experiencial, não como um substituto, mas como um suplemento. Uma abordagem aos ambientes web imersivos na educação poderá permitir a professores e alunos utilizarem estes conhecimentos na elaboração de projetos que possibilitam a interligação de conteúdos numa perspetiva interdisciplinar e multidisciplinar. Com esta oficina pretende-se desenvolver nos formandos conhecimentos e capacidades que permitam planificar tarefas de ensino e aprendizagem integrando, ambientes web imersivos. Procura-se recorrer a diferentes instrumentos e técnicas que valorizam o trabalho colaborativo entre alunos e entre professores.

Conteúdos

• Conhecer e explorar ambientes web imersivos de aprendizagem, por exemplo: FrameVR, Mozilla Hubs, Spatial, entre outros; • Integrar estes ambientes no processo de ensino e na aprendizagem; • Compreender as vantagens e desvantagens na sua utilização nas diversas áreas disciplinares e de acordo com as estratégias pedagógicas; • Analisar as potencialidades destes ambientes em contexto didático-pedagógico; • Construir/Personalizar os ambientes web imersivos para lecionar diversos conteúdos de acordo com a área disciplinar; • Conceber atividades pedagógicas para utilizar dentro dos ambientes; • Refletir sobre os contributos que estes ambientes podem trazer para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Metodologias

Presencial: Apresentação e Organização Debate dos objetivos da ação; Documentação e materiais de apoio; Introdução aos conceitos XR/WebXR (Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista); Discussão dos rótulos “Imersão” e Presença” Conceito de identidade e representação com Avatares. Ambiente Web Imersivo 1 Introdução aos Ambientes Web Imersivos Ambientação, Navegação e Exploração dos Ambientes Web Imersivos (AWI); Criação e Personalização de Avatares, características e implicações nos AWI’s; Incorporação de elementos multimédia; Importar objetos 3D; Implementar interatividade em objetos; Utilização do som como elemento interativo; Planificação de atividades pedagógicas em AWI; Personalização do espaço AWI; Personalização do AWI de acordo com a atividade pedagógica planificada Apresentação e dos AWI personalizados; Discussão ao trabalho desenvolvido com os alunos. Conclusão dos projetos, apresentação; Trabalho Autónomo: Trabalho autónomo Exploração autónoma dos ambientes; Planificação de uma atividade pedagógica na área científica do formando. Implementação com alunos (3 aulas) Considerações finais e Avaliação da ação de formação

Avaliação

Acompanhamento das sessões; Nível de concretização das tarefas propostas ao longo das sessões, individualmente ou em grupo; Qualidade da participação dos formandos nos debates, apresentações e partilha de conhecimentos e experiências, promovidos nas diversas sessões. Apreciação do relatório crítico final; Avaliação quantitativa dos formandos, na escala de 1 a 10 valores, nos termos do Artigo 4.º, nº 6, do Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio. A avaliação será, igualmente, expressa em termos qualitativos em conformidade com a escala que a seguir se insere: Excelente — de 9 a 10 valores Muito bom — de 8 a 8,9 valores Bom — de 6,5 a 7,9 valores Regular — de 5 a 6,4 valores Insuficiente — de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Cleto, B., Ferreira, M., & Carvalho, R. (2021). Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal. Journal of Digital Media & Interaction, 4(10), 97-112. https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/24712Dengel, A., Buchner, J., Mulders, M., & Pirker, J. (2021, May). Beyond the horizon: Integrating immersive learning environments in the everyday classroom. In 2021 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN) (pp. 1-5). IEEE.Liu, B., Ding, L., & Meng, L. (2021, May). Spatial Learning with Extended Reality–—A Review of User Studies. In 2021 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN) (pp. 1-5). IEEE.Thompson, B. (2021, May). Work-in-Progress–LIVE: Model for Learning in Interactive and Immersive Virtual Environments. In 2021 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN) (pp. 1-3). IEEE.Williams, S., Enatsky, R., Gillcash, H., Murphy, J. J., & Gračanin, D. (2021, May). Immersive Technology in the Public School Classroom: When a Class Meets. In 2021 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN) (pp. 1-8). IEEE.

Formador

Maria de Jesus Ferreira

Início: 05-02-2026
Fim: 26-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136253/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: CFIAP - Escola Secundária Adolfo Portela

INSCREVER-ME