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Implementação e Avaliação do Trabalho de Projeto em Matemática no Ensino Secundário turma AFCD 4_25_26

Apresentação

O trabalho de projeto é uma metodologia valorizada nas Aprendizagens Essenciais de Matemática A, MACS e Matemática dos Cursos Profissionais, promovendo competências como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação matemática, trabalho colaborativo e autonomia. A sua implementação exige planeamento, acompanhamento e avaliação adequados. Esta formação visa apoiar os professores na operacionalização e avaliação do trabalho de projeto, alinhando com os objetivos curriculares e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. • A presença explícita do trabalho de projeto nos três programas confirma a sua importância transversal. • A formação permitirá aos docentes compreender como operacionalizar e avaliar projetos em diferentes contextos disciplinares e níveis de ensino.

Destinatários

Professores do grupo 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 500.

Objetivos

• Compreender o enquadramento curricular do trabalho de projeto nas três disciplinas. • Identificar estratégias eficazes para planear, acompanhar e avaliar projetos matemáticos. • Partilhar projetos realizados em turmas piloto, como exemplos de práticas contextualizadas e alinhadas com os programas curriculares. • Promover o uso da tecnologia e do pensamento computacional na realização de projetos. • Estimular práticas colaborativas e reflexivas entre docentes.

Conteúdos

1. Enquadramento curricular • Referência ao trabalho de projeto nas AE de Matemática A, MACS e Cursos Profissionais. • Articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. 2. Fases do trabalho de projeto • Formulação de problemas. • Planeamento e recolha de dados. • Análise e interpretação. • Comunicação dos resultados. 3. Avaliação do trabalho de projeto • Avaliação formativa e sumativa. • Instrumentos diversificados: relatórios, apresentações orais, vídeos, blogs, portefólios. • Critérios de avaliação: pertinência, rigor matemático, comunicação, criatividade. 4. Exemplos de projetos por disciplina • Promover a conceção e desenvolvimento de trabalhos de projeto contextualizados, alinhados com os temas curriculares e com os princípios metodológicos das Aprendizagens Essenciais. 5. Tecnologia e pensamento computacional • Utilização de Python, GeoGebra, folhas de cálculo. • Simulações e visualizações interativas.

Formador

Sylvie Lopes Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-09-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 17-09-2025
Fim: 17-09-2025
Acreditação: AFCD_4_25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: CFIAP - Escola Secundária Adolfo Portela