
Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo: Partilhar, Transformar, Inovar turma Turma 1_NF
Apresentação
As razões justificativas da ação encontram-se em anexo.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 120 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 120 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 120 e 910.
Objetivos
Os objetivos a atingir encontram-se em anexo.
Conteúdos
1.º Módulo Introdução e Contextualização (1 hora) ● Apresentação da oficina e dos participantes; ● Enquadramento do trabalho a realizar durante a oficina; ● Objetivos pedagógicos e operacionais da formação; ● Ferramentas digitais de suporte à colaboração. 2.º Módulo Comunidades de prática e sustentabilidade (3 horas) O que é uma comunidade de prática? Conceito e exemplos; Organização e dinamização de comunidades de prática (o que se pretende, como poderá funcionar, objetivos a curto e longo prazo); Diagnóstico partilhado: temas prioritários e desafios comuns; Definição de temas transversais de trabalho conjunto. 3.º Módulo Dinâmicas de Comunidade e Partilha de Práticas (18 horas) ● Aprofundar temáticas escolhidas pelos elementos da Comunidade, através da articulação entre teoria e prática, explorando casos e exemplos; ● Dinamização de workshops entre pares, conduzidos pelos professores pertencentes à CoP, de acordo com interesses comuns e temas definidos previamente; ● Planificação de cenários de aprendizagem, integrando tecnologias digitais, articulando os objetivos pedagógicos com o uso intencional do digital e promovendo metodologias ativas centradas no aluno; ● Experimentação dos cenários com os alunos, registando algumas evidências (fotos, vídeos, reflexões, feedback dos alunos) dessa mesma implementação; ● Debate e reflexão sobre as práticas e estratégias experimentadas; ● Análise crítica dos desafios e sucessos; ● Alteração/reformulação dos cenários, se necessário, tendo por base a implementação dos mesmos e reflexão crítica realizada; ● Partilha dos cenários implementados e respetivos resultados. 4.º Módulo Avaliação (3 horas) ● Espaço de balanço e reflexão: ○ Discussão dos impactos e perspetivas de continuidade; ○ Avaliação da formação e feedback coletivo.
Metodologias
Presencial: Uma vez que a CoP de professores do 1.º ciclo é composta por docentes da área de influência de vários Centros de Competência TIC do país: CCTIC-ESE/IPS, CCTIC/UA, CCTIC - ESE/IPV e CCTIC Softciências, afastados muitos quilómetros entre si, a oficina de formação terá de funcionar em regime de b-learning, com sessões presenciais e sessões online síncronas, com a seguinte distribuição: 12 horas presenciais e 13 horas online síncronas. Para a dinamização das sessões online síncronas, será utilizada a plataforma de videoconferência zoom. Trabalho Autónomo: 1. Aprofundamento dos conteúdos da formação. 2. Produção de materiais e recursos didáticos (trabalho de grupo). 3. Intervenção pedagógica. 4. Reflexão individual sobre a intervenção pedagógica realizada.
Avaliação
Os formandos serão avaliados de acordo com a legislação em vigor, através da escala e dos parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua. A conclusão da Oficina de Formação implica a obrigatoriedade da elaboração dos vários trabalhos propostos, quer relativamente ao trabalho presencial, assim como no que diz respeito ao trabalho autónomo e ainda à elaboração do relatório de reflexão crítica. Serão considerados, na avaliação dos formandos, a assiduidade/pontualidade, o trabalho presencial (participação e discussão de ideias), o trabalho autónomo (aplicação dos diferentes recursos, a investigação e reflexão realizadas) e o trabalho final (Reflexão crítica sobre a formação e os materiais produzidos).
Bibliografia
Lave, J., & Wenger, E. (1991). Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge University Press.Lieberman, A., & Mace, D. H. P. (2010). Making practice public: Teacher learning in the 21st century. Journal of Teacher Education, 61(1-2), 7788. https://doi.org/10.1177/0022487109347319Mishra, P., & Koehler, M. J. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge PUNYA MISHRA. Teachers College Record, 108(6), 10171054. https://doi.org/10.1111/j.1467-9620.2006.00684.xResnick, M. (2006). Computer as paintbrush: Technology, play, and the creative society. In D. Singer, R. Golinkoff, & K. Hirsh-Pasek (Eds.), Play = Learning. Oxford University Press.Wenger, E. (1998). Communities of Practice: Learning, Meaning, and Identity. Cambridge University Press.
Formador
Joana Covas de Lima
João Carlos da Silva Grácio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-09-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Online síncrona |
2 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 15-11-2025 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 15-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 13-01-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 10-03-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 21-04-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 16-05-2026 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
10 | 16-05-2026 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |