310

Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia – conceitos, avaliação e estratégias para o contexto escolar turma AFCD 8_25_26

Apresentação

Aproximadamente 70 a 80% das dificuldades de aprendizagem têm como base alterações na linguagem oral e/ou escrita, pelo que o encaminhamento para uma avaliação especializada, realizada por uma equipa multidisciplinar, é fundamental para a definição de estratégias e metodologias de ensino adequadas às necessidades do aluno. Vários estudos indicam que entre 5% a 7% das crianças apresentam Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL), enquanto entre 5% a 10% apresentam Dificuldades de Aprendizagem da Leitura, nomeadamente Perturbação da Aprendizagem Específica (dislexia). A PDL e a Dislexia são perturbações de linguagem de carater neurobiológico e permanente onde um trabalho precoce com os intervenientes pretende minimizar o impacto nas aprendizagens escolares (leitura e escrita).

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Aprofundar o conhecimento dos conceitos de Dislexia, Perturbação do Desenvolvimento de Linguagem e Perturbação da Linguagem; 2. Capacitar os docentes a compreender as problemáticas; 3. Promover a reflexão de metodologias de intervenção nas problemáticas; 4. Promover o trabalho colaborativo e interdisciplinar entre os diversos intervenientes, nas problemáticas da leitura e escrita; 5. Capacitar e incentivar o recurso a abordagens multissensorial em alunos com dificuldades na leitura e escrita; 6. Promover a reflexão da aplicação do Dec -Lei 54/2018 nas PDL/Dislexia.

Conteúdos

Módulo 1 – O que é a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem? O que é a Dislexia? 1. Conceito de Linguagem 2. Relação entre Linguagem Oral e Escrita 3. Preditores globais para a aquisição da linguagem escrita 4. A importância do processamento fonológico na leitura e escrita 5. Terminologias: Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem, Dislexia/ Perturbação da Aprendizagem Específica (DSM-5) Módulo 2 –Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia: quando encaminhar? 1. Sinais de alerta em idade pré-escolar 2. Sinais de alerta em idade escolar 3. Avaliação multidisciplinar: psicologia, terapia ocupacional, terapia da fala 4. Provas de rastreio e de avaliação em linguagem oral e escrita Módulo 3 – Estratégias de intervenção na PDL e Dislexia (Perturbação Aprendizagem Específica) 1. Estratégias para intervir na linguagem oral e escrita 2. Aplicação dos conceitos em casos práticos 3. Aplicabilidade das medidas universais do Decreto de Lei 54/2018 nas PDL e Dislexia

Formador

Liliana Esgueira dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-11-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
2 19-11-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
3 26-11-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
Início: 12-11-2025
Fim: 26-11-2025
Acreditação: AFCD_8_25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Básica e Secundária de Anadia, Agrupamento de Escolas de Anadia

INSCREVER-ME