Atendimento Escolar Humanizado e Profissional turma PND A5_T1_25_26

Apresentação

Esta ação enquadra-se no Plano de Atividades do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, em articulação com os domínios do Projeto Educativo, nomeadamente os Domínios B – Desenvolvimento da Qualidade da Ação Educativa, D – Formação dos Agentes Educativos e E – Ambiente Educativo. Pretende contribuir para a melhoria contínua do serviço público educativo, através da valorização pessoal e profissional do pessoal não docente. O atendimento escolar, enquanto primeira linha de contacto com a comunidade, assume um papel determinante na imagem da escola e na promoção de um ambiente educativo acolhedor, respeitador e cooperante. Esta formação surge, assim, como resposta à necessidade de reforçar competências comunicacionais e relacionais, em linha com os objetivos de qualidade, humanização e eficácia do serviço educativo. Os destinatários desta ação são os funcionários não docentes do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, nomeadamente assistentes operacionais, assistentes técnicos e pessoal de apoio administrativo. Estes profissionais desempenham funções essenciais no acolhimento, acompanhamento e atendimento a alunos, encarregados de educação, docentes e fornecedores, sendo frequentemente o primeiro ponto de contacto com a comunidade escolar. A formação visa responder às necessidades identificadas de melhoria na comunicação, gestão de conflitos e atendimento ao público, reforçando a importância do seu papel na construção de um clima escolar mais positivo, empático e colaborativo. Pretende-se ainda promover o bem-estar relacional e a valorização do contributo de cada funcionário para o sucesso educativo e o bom funcionamento da escola.

Destinatários

Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos e Técnicos Superiores

Objetivos

• Desenvolver competências de comunicação assertiva, empática e profissional. • Promover atitudes de respeito, cooperação e acolhimento no atendimento à comunidade educativa. • Aprender a gerir conflitos e situações difíceis sem agressividade. • Valorizar o papel do assistente operacional como parte essencial da imagem e bom funcionamento da escola.

Conteúdos

Sessão 1 - Comunicação Profissional e Postura no Atendimento • Diferença entre comunicação informal e profissional. • Impacto da linguagem corporal, tom de voz e escolha das palavras. • Atitudes e comportamentos a evitar no contexto escolar. • Estratégias de comunicação assertiva e empática no atendimento a alunos, encarregados de educação e fornecedores. • Dinâmicas práticas. • Construção colaborativa de um Guia de Boas Práticas de Atendimento Escolar. Sessão 2 - Gestão de Conflitos e Relação com Alunos • Identificação de situações geradoras de conflito no contexto escolar. • Estratégias de resolução positiva de conflitos: escuta ativa, resposta calma e soluções construtivas. • Diferença entre firmeza e agressividade no cumprimento de regras. • Dinâmicas de grupo: sensibilização para o impacto das palavras e atitudes. • Role Play de situações reais de atendimento e convivência escolar. • Construção coletiva do Código de Atendimento da Escola, promovendo o compromisso e a coesão da equipa.

Metodologias

A formação adota uma metodologia participativa, prática e experiencial, promovendo a reflexão conjunta e o envolvimento ativo dos formandos. As sessões combinam momentos de exposição teórica, partilha de experiências, dinâmicas de grupo, simulações e construção coletiva de materiais de aplicação prática na escola.

Avaliação

Presencial: participação nas sessões – dinâmica e qualidade das intervenções (30%). Autónomo: realização de uma avaliação escrita – trabalho ou teste escrito (70%). Os formandos serão classificados na escala de 1 a 20 valores.

Bibliografia

• Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga (2022-2025). Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga: Caminhar com Valor(es). Sever do Vouga: AE Sever do Vouga. • Direção-Geral da Educação (2018). Educação Inclusiva: Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Diário da República, 1.ª Série, n.º 129. • Direção-Geral da Educação (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular: Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Diário da República, 1.ª Série, n.º 129. • Cunha, Pedro e Monteiro, Ana Paula (2019) Gestão de Conflitos na Escola, Lisboa, Pactor. • Caldeira, Suzana N. e Veiga, Feliciano H. (2011) Intervir em Situações de indisciplina Violência e Conflito, Lisboa, Fim de Século. • Despacho nº 6478/2017, 26 de Julho – Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Formador

Fátima Susana Quintas Araújo Soares

Susana Gracinda de Melo Pinheiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-11-2025 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 21-11-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 21-11-2025
Fim: 21-11-2025
Acreditação: DGAE/1615/2025
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Sede Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga