317

A inclusão de alunos migrantes: princípios e estratégias turma AFCD_11_25-26

Apresentação

Foi identificada a necessidade de capacitar os docentes para esta temática, uma vez que, o AEVV continua a receber alunos migrantes. É fundamental dotar os docentes de estratégias que permitam não apenas apoiar o desenvolvimento emocional, académico e social dos alunos migrantes, mas também fomentar a criação de um ambiente inclusivo e enriquecedor para toda a comunidade escolar. A integração eficaz destes alunos contribui para um processo educativo mais equitativo, garantindo-lhes as condições necessárias para o sucesso e valorizando a diversidade como um elemento essencial na formação de cidadãos globais. Esta formação visa capacitar os professores a promover respostas educativas inclusivas que favoreçam uma transição tranquila para os alunos, assegurando o seu bem-estar integral e pleno.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Capacitar os destinatários de conhecimentos acerca da inclusão de alunos migrantes • Desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas, ajustadas à diversidade linguística e cultural. • Promover a interculturalidade, valorizando as diferentes culturas presentes na escola. • Partilhar práticas do agrupamento. • Refletir acerca de novas estratégias a implementar.

Conteúdos

• Contextualização e sensibilização: o Impactos da migração na vida escolar dos alunos e das suas famílias; o Preconceitos e estereótipos: como identificá-los e evitá-los. • Estratégias de acolhimento e integração: o Procedimentos de acolhimento inicial; o Estratégias para facilitar a adaptação escolar; o Redes de apoio. • Dinâmicas de grupo e estratégias práticas: o Conhecer e praticar dinâmicas que promovam a integração de alunos migrantes na sala de aula; • Planeamento e compromisso: • Consolidar aprendizagens e preparar ações concretas.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-01-2026 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
Início: 07-01-2026
Fim: 07-01-2026
Acreditação: AFCD_11_25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga

INSCREVER-ME