322

Domínios de articulação curricular: potencialidades e desafios ao serviço da inovação pedagógica turma AFCD 12_25_26

Apresentação

No âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) as Escolas e os seus profissionais têm ao seu alcance a grande oportunidade de (re)pensar e (re)construir as opções curriculares que, no seu entender, mais se adequam e vão ao encontro das caraterísticas e perfil de aprendizagem dos seus alunos. Nesse sentido, os professores são chamados a (re)desenhar de forma flexível e colaborativa as opções metodológicas que permitam otimizar uma aprendizagem ativa e com sentido e significância para a diversidade de alunos que constituem a escola dos nossos dias. Segundo esta aceção surge a possibilidade de serem desenvolvidos os DAC que deverão ser percecionados como áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular promotores de melhores aprendizagens para todos os alunos o que requer conhecimento e tempo para a consolidação e gestão integrada do Saber. Nesse sentido urge capacitar os professores de competências e saberes que lhes permita dar respostas articuladas e consentâneas com os desafios e a diversidade de situações com que os alunos se vão deparar na sua vida para além dos “muros da escola”. Consideramos que os DAC têm na sua “génese” essas potencialidades e iremos em conjunto “fazer caminho” de natureza formativa e dialógica tendo em vista a apropriação de mais e melhores conhecimentos/práticas. Fica o desafio!

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Breve resenha sobre os documentos e instrumentos de planeamento curricular; • Refletir sobre os princípios orientadores e finalidades de novas opções curriculares, com destaque para as potencialidades formativas dos DAC; • Construir/definir DAC de acordo com cada contexto educativo, conselho de turma ou equipa educativa; • Conhecer processos de avaliação das aprendizagens e competências no âmbito dos DAC; • Refletir sobre a relevância dos DAC enquanto processo facilitador da regulação do ensino e da aprendizagem ativa dos alunos; • Inferir sobre as potencialidades e dinâmicas de trabalho colaborativo docente no âmbito dos DAC; • Contribuir para a melhoria da qualidade prática pedagógica dos docentes com recurso aos DAC.

Conteúdos

1.º sessão - Domínios de articulação curricular (DAC): realidade ou utopia ao serviço da inovação pedagógica? • Perspetiva sistémica de conhecimentos (inter, multi e transdisciplinaridade) na construção de um DAC – possibilidades, modalidades e intervenientes na sua concretização; • Domínio de articulação curricular (DAC) – princípios, finalidades, desafios e exigências na sua planificação, monitorização e avaliação; • Desafios, implicações e dinâmicas de trabalho com e para os alunos alicerçado num DAC; • Potencialidades e dinâmicas de trabalho colaborativo e cooperativo entre docentes no âmbito de um DAC; • Domínios de articulação curricular (DAC): realidade ou utopia ao serviço da inovação pedagógica? 2.º sessão - Estratégias de construção e formas de operacionalização/avaliação dos DAC: • Caraterísticas e fases de operacionalização de um DAC – apresentação e exploração de exemplos práticos; • Construção/estruturação de um DAC (trabalho de grupo) a partir de uma simulação/caso prático apresentada pela formadora; • Conceção e operacionalização da avaliação de um DAC (trabalho de grupo) tendo por base a etapa anterior; • Apresentação, exploração e debate em torno dos trabalhos desenvolvidos – potencialidades e limitações.

Formador

Paula Gracinda Arnaud Monteiro Dias

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-01-2026 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 28-01-2026 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 21-01-2026
Fim: 28-01-2026
Acreditação: AFCD_12_25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas de Águeda