ARQUIVO
Formador
Teresa Manuela Moreira Gonçalves Coelho Vigário
Destinatários
Professores do ensino profissional do AE de Sever do Vouga
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do ensino profissional do AE de Sever do Vouga. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
CFIAP
Enquadramento
O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho define os Domínios de Autonomia Curricular (DAC), como uma opção curricular de escola potencializadora do trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular desenvolvido a partir da matriz curricular -base de uma oferta educativa e formativa, tendo por referência os documentos curriculares. A portaria 235-A/2018, de 23 de agosto que regulamenta os cursos profissionais de nível secundário de dupla certificação, escolar e profissional, aponta no artigo 9.º aspetos orientadores da operacionalização dos DAC nesta oferta educativa. Neste contexto e, considerando que os DAC são a opção pedagógica que melhor contribui para o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, considera-se importante o desenvolvimento de uma ação que permita a capacitação dos docentes para a planificação e operacionalização de atividades de articulação curricular e de trabalho interdisciplinar.
Objetivos
Conhecer o enquadramento dos DAC nos referenciais da política educativa; Compreender processos de conceção, operacionalização e avaliação dos DAC; Promover o trabalho colaborativo entre docentes para o desenvolvimento dos DAC; Promover a reflexão crítica sobre exemplos de articulação interdisciplinar entre disciplinas dos cursos profissionais.
Conteúdos
Flexibilização pedagógica e curricular Domínios de autonomia curricular – intencionalidade pedagógica, planeamento, operacionalização e avaliação. Trabalho colaborativo entre professores.
Observações
Formador: Teresa Vigário; Professor convidado: Luísa Flores
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-02-2024 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |

Formador
Maria de Jesus Ferreira
Bárbara Cristina dos Santos Gaspar Cleto
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Enquadramento
Os Ambientes Web Imersivos (AWI), potenciada pela tecnologia WebXR, vem facilitar o acesso a conteúdo online que pode ser experienciado em dispositivos com capacidades para conteúdos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada e que trazem outros níveis de imersão e presença que podem potenciar resultados positivos nas aprendizagens. Os AWI surgem como um desafio a explorar no campo da educação. Assim sendo, esta tecnologia pode ser utilizada em qualquer disciplina de qualquer nível de ensino, com o objetivo de promover a aprendizagem. A possibilidade de os alunos trabalharem num ambiente imersivo e ao mesmo tempo visualizarem objetos virtuais relacionados com a tarefa que estão a realizar, poderá despertar mais o seu interesse, resultando num ambiente educativo muito mais atrativo e motivador.
Objetivos
Conhecer e explorar o Ambiente Web imersivo (AWI) FrameVR Personalizar o AWI para lecionar diversos conteúdos de acordo com a área disciplinar; Conceber atividades pedagógicas para utilizar dentro dos AWI.
Conteúdos
Explorar o AWI FrameVR Exploração pedagógica do AWI FrameVR Personalizar um AWI
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |

Formador
Maria de Jesus Ferreira
Bárbara Cristina dos Santos Gaspar Cleto
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Enquadramento
Os Ambientes Web Imersivos (AWI), potenciada pela tecnologia WebXR, vem facilitar o acesso a conteúdo online que pode ser experienciado em dispositivos com capacidades para conteúdos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada e que trazem outros níveis de imersão e presença que podem potenciar resultados positivos nas aprendizagens. Os AWI surgem como um desafio a explorar no campo da educação. Assim sendo, esta tecnologia pode ser utilizada em qualquer disciplina de qualquer nível de ensino, com o objetivo de promover a aprendizagem. A possibilidade de os alunos trabalharem num ambiente imersivo e ao mesmo tempo visualizarem objetos virtuais relacionados com a tarefa que estão a realizar, poderá despertar mais o seu interesse, resultando num ambiente educativo muito mais atrativo e motivador.
Objetivos
Conhecer e explorar o Ambiente Web imersivo (AWI) FrameVR Personalizar o AWI para lecionar diversos conteúdos de acordo com a área disciplinar; Conceber atividades pedagógicas para utilizar dentro dos AWI.
Conteúdos
Explorar o AWI FrameVR Exploração pedagógica do AWI FrameVR Personalizar um AWI
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |

Formador
Hugo Renato Peres Caldeira
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Enquadramento
A inteligência artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas computacionais capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. Essa tecnologia utiliza algoritmos e dados como principais fatores para realização de tarefas. A IA pode ser utilizada em muitos setores da sociedade, nomeadamente na educação. Aos poucos, esta vem sendo reconhecida como uma aliada forte das instituições educativas, quer na perspetiva do trabalho do professor, quer da aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma área incontornável, uma vez que a sociedade (aquilo a que chamamos a “vida real” no futuro profissional destes alunos) tenda a incorporar cada vez mais ferramentas de IA, pelo que os alunos e professores devem estar conscientes das suas mais valias e problemas. A capacitação de professores para utilizar e integrar soluções baseadas em IA em suas práticas pedagógicas é fundamental para garantir a qualidade e a equidade na educação. À medida que a tecnologia avança, temos a responsabilidade de garantir que os professores estejam preparados e apoiados para enfrentar os desafios apresentados e continuar a desempenhar seu papel crucial na formação das mentes do futuro. Nesta ACD, iremos debater o tema e apresentar algumas atividades que podem ser desenvolvidas para alunos objetivando a consciencialização de um futuro ético, responsável e inclusivo com a IA.
Objetivos
• Conhecer os conceitos de Inteligência artificial; • Refletir sobre as implicações da inteligência artificial na educação e na aprendizagem dos alunos; • Apresentar estratégias de como interagir com a IA na prática pedagógica; • Incentivar a participação dos educadores em comunidades online e grupos de discussão sobre o uso de IA na educação; • Conhecer algumas propostas de trabalho, envolvendo IA, a desenvolver com os alunos.
Conteúdos
• Introdução à Inteligência Artificial na educação; • Benefícios e desafios da Inteligência Artificial na educação; • Exemplos de aplicações de Inteligência Artificial em sala de aula; • Como integrar a Inteligência Artificial em práticas pedagógicas de maneira ética e responsável
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-01-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |

Formador
Gorete Cristina Marques Ribeiro
Maria Manuela Estima Lopes dos Santos
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Enquadramento
Tendo por base o enquadramento legal vigente e os princípios de uma escola inclusiva, é essencial refletir sobre diversos modos de flexibilização curricular e práticas de organização e gestão curricular.
Objetivos
1. Identificar diferentes modos de flexibilização curricular e estratégica. 2. Analisar medidas preventivas conducentes ao desenvolvimento de competências previstas no PASEO. 3. Partilhar estratégias de ação pedagógica.
Conteúdos
1. Enquadramento legal – Decreto-Lei 54/ 2018, de 6 de julho. 2. Abordagens flexíveis e individualizadas, promotoras do sucesso educativo. 3. Diversas formas de concretização e implementação de medidas educativas para um público-alvo heterogéneo.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-01-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
Formador
Maria Pedro Queiroz de Azevedo Erse
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Enquadramento
A promoção da saúde mental e a prevenção dos comportamentos suicidários é sublinhada nas principais estratégias e planos de ação de saúde mental, tanto a nível internacional como em Portugal (DGS, 2013, 2015). O contexto escolar assume-se como um contexto privilegiado para a implementação de ações e programas de promoção da saúde mental e de prevenção dos comportamentos suicidários, envolvendo toda a comunidade educativa (Brás, 2013; Granello & Granello, 2007; Katz et. al, 2013; Santos et al., 2021). Paralelamente, é reconhecido que a ideação suicida e os comportamentos suicidários são comuns em idade escolar e associam-se com frequência a perturbações psicológicas passíveis de serem identificadas nas escolas por qualquer elemento da comunidade educativa, e em particular pelos professores (Granello & Granello, 2007; Miller, 2011; Shaffer & Kipp, 2014). Neste sentido, as diretrizes internacionais e nacionais defendem a implementação de programas que contemplem ações formativas que visem o combate ao estigma acerca da doença mental e comportamentos suicidários, aumentar o conhecimento sobre fatores de risco e sinais de alarme associados ao suicídio, permitindo a identificação precoce de adolescentes em risco e a referenciação para a ajuda especializada (Brás & Santos, 2014; Pompili et al., 2011)
Objetivos
- Combater o estigma em saúde mental; - Esclarecer sobre os comportamentos suicidários na adolescência; Contribuir para a identificação precoce de adolescentes em risco e sua referenciação para os cuidados de saúde; - Refletir sobre o papel da escola na promoção da saúde mental e prevenção dos comportamentos suicidários; - Apresentar o Programa Mais Contigo: aspetos metodológicos.
Conteúdos
- Adolescência - Depressão - Comportamentos suicidários na adolescência - Programa Mais Contigo.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-01-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Online síncrona |

Formador
Hermínia dos Santos Paiva Loureiro Viegas
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Enquadramento
O Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica do CFIAP considerou fundamental concretizar um dispositivo de formação orientado especificamente para os avaliadores externos, atendendo à importância que a componente externa assume no modelo da avaliação do desempenho docente (ADD), enformado pelo Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro.
Objetivos
1. Melhorar a qualificação dos avaliadores externos no âmbito do processo de avaliação externa do desempenho docente; 2. Proporcionar uma leitura reflexiva do quadro normativo da ADD; 3. Desenvolver competências na observação de aulas, designadamente no âmbito da aplicação de instrumentos de registo e utilização dos parâmetros nacionais de avaliação externa.
Conteúdos
1. Quadro normativo da ADD; 2. A componente externa da ADD: orientações e procedimentos; 3. Instrumentos de apoio: guião de observação, parâmetros e níveis de desempenho; 4. Competências do avaliador externo.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-01-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |

Formador
Luís Manuel Ribeiro Monteiro
Maria Joana de Melo Ferreira Félix
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Enquadramento
O Plano Nacional da Artes (PNA), criado pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação tem como Missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e dos patrimónios na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. O eixo C - Educação e acesso - visa a implementação do programa “Indisciplinar a Escola”, recorrendo ao poder educativo das artes e dos patrimónios, na escola e na comunidade local, assumindo-se a escola como um polo cultural e toda a comunidade como território educativo. Num contexto de democracia cultural, considera-se a produção como um recurso pedagógico, criativo e transdisciplinar na abordagem aos conteúdos das várias disciplinas, com uma clara intencionalidade educativa, em conformidade com os objetivos estratégicos definidos nos documentos orientadores dos AE/ENA. Nas escolas da rede PNA, o desenvolvimento dos Projetos Culturais de Escola (PCE) exige que o espaço seja, todo ele, território educativo e a programação em colaboração seja uma constante. Pretende-se que as comunidades educativas colaborem articuladamente, no seu seio, mas também em estreita colaboração com as organizações culturais locais. A reflexão em torno de conceitos como espaço de aprendizagem, colaboração, programação e programação em colaboração, afigura-se como determinante para a conceção, planeamento e execução do PCE e do seu efeito transformador da comunidade educativa. Assim, identificar os fatores que condicionam o trabalho colaborativo e as oportunidades de programação em colaboração, em ambiente de questionamento, abertura, inovação e descoberta, facilita o aprender em conjunto e o contacto com metodologias ativas que mobilizam diversas linguagens e manifestações artísticas e o desenvolvimento de inteligências múltiplas.
Objetivos
I. Identificar o trabalho colaborativo e a programação em colaboração enquanto oportunidade de aprendizagem continua para todos e de construção de uma cultura de questionamento, inovação e descoberta, pelo aprender em conjunto; II. Refletir sobre as oportunidades criadas pelos PCE’s no que diz respeito à presença das artes e dos patrimónios na escola, de forma diversificada; III. Apresentar o PCE como uma metodologia de trabalho de projeto que visa a conceção de uma programação em colaboração cultural e artística, participativa, transdisciplinar, integradora e sustentável; IV. Reconhecer o efeito transdisciplinar/indisciplinar das artes e dos patrimónios na gestão curricular; V. Valorizar a fruição e a produção como forma de proporcionar aprendizagem e o desenvolvimento de competências no âmbito do PASEO; VI. Identificar etapas na conceção e planeamento de um projeto colaborativo.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-11-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
